Com Missa em Salvador, fiéis celebram a canonização de santa Dulce

Além da Missa, celebração teve ainda um espetáculo que contou a vida da santa baiana
Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Valdênia Vieira

Momentos de alegria e gratidão a Deus pela canonização de Santa Dulce dos Pobres. Fiéis se reuniram neste domingo, 20, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) para agradecer e festejar a canonização de Irmã Dulce, primeira santa brasileira. Um espetáculo que contou a vida da santa baiana antecedeu o ápice da celebração: a Santa Missa em ação de graças presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Irmã Dulce foi canonizada no domingo passado, 13, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco no Vaticano. Hoje foi a primeira grande celebração, aqui no Brasil, em ação de graças pela Igreja no país ter agora sua primeira santa.

“Santa Dulce dos Pobres, hoje Salvador está em festa, a Bahia está em festa, o Brasil todo se alegra com o reconhecimento de sua santidade ocorrida no domingo passado na Praça São Pedro no Vaticano. Quem esteve lá fez uma experiência única, emocionante, daquelas que só a fé nos possibilita viver”, disse Dom Murilo logo no início da homilia.

A reflexão do arcebispo foi sempre se dirigindo à nova santa, mencionando seu modo de viver, sua santidade e, assim, os ensinamentos que ela deixou a todos. Ele ressaltou que todos estavam ali reunidos por causa, na verdade, da Santíssima Trindade, fonte de toda santidade, inclusive da santidade de Santa Dulce dos Pobres.

Dom Murilo recordou os motivos pelos quais irmã Dulce se tornou conhecida e amada ainda em vida: seu amor e trabalho em prol dos mais pobres. “Estamos aqui porque a senhora colaborou com a graça divina e se tornou uma discípula de Jesus Cristo”.

O título que também a fez conhecida – o “Anjo Bom da Bahia” – não passou despercebido na homilia de Dom Murilo. Ele disse que ela foi exatamente isso: um anjo que passou pelas ruas de Salvador, que ajudou muitos a descobrir o valor da palavra ‘dignidade’. E agora, é o Anjo Bom do Brasil.

E neste dia em que os fiéis se reúnem para agradecer, neste dia de festa, é dia também de aprender com o jeito de ser de santa Dulce, disse Dom Murilo: sua vida de oração, sua luta para que os mais pobres tivessem não somente o pão, mas também valores.

“A senhora fez a sua parte, cabe-nos agora imitá-la e fazermos a nossa parte. O mundo precisa de muitas ‘irmãs Dulce’. Se a Igreja a coloca agora em destaque é para que a luz de Cristo que se reflete na senhora seja vista por nós e nos ajude a fazer o que estiver ao nosso alcance para fazer um mundo melhor”.

“Obrigado por sua vida e testemunho, Santa Dulce dos Pobres, obrigado pela lição que nos deixou. Obrigado, muito obrigado, Anjo Bom do Brasil”, concluiu Dom Murilo.

Ao final da celebração, as luzes se apagaram e o estádio ficou iluminado apenas com as luzes dos celulares dos fiéis presentes. Com essa iluminação, foi feita a entrada da imagem de Santa Dulce dos Pobres.