E quando só Deus é a resposta para os questionamentos da vida?

Quando só Deus é a resposta?

“Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,19-20).

Por que eu perco todas as pessoas que amo?
Por que as coisas nunca dão certo para mim?
Por que eu estou passando necessidades?
Por que eu estou sofrendo?
Por que me sinto tão infeliz?
Por que eu fui traído?
Por que tive de passar por todas aquelas coisas quando era criança?

Essas e outras perguntas levaram muitas pessoas ao desespero. Há momentos da nossa vida em que a dor é tão aguda que nada parece responder às necessidades que temos. Onde encontrar a resposta que faz calar o coração? Nem sempre as perguntas podem ser respondidas com palavras. Há casos cuja solução é humanamente impossível, como, por exemplo, a morte de alguém ou uma doença incurável. Essa é a hora em que só Deus é a resposta. A resposta pode ser um milagre. Ela existe! Mas cada pessoa precisa buscá-la pessoalmente, e o lugar do encontro é a oração.

Deus pode e quer nos dar tudo o que necessitamos para sermos felizes. Se, muitas vezes, não recebemos, é porque não pedimos – temos dificuldade de acreditar que Ele nos atenderá. Deus não nos quer atender se não tivermos a certeza de sermos atendidos por Ele: “Tudo é possível ao que crê”. Não há limites! Para Deus, tudo é possível. Se os nossos problemas nos superaram, eles não superam Deus. Se perdemos o domínio da situação, Deus não o perdeu. Ele é o Senhor de tudo e de todos.

A oração é uma chave que abre as portas do Céu. Deus se comprometeu conosco e empenhou a Sua Palavra, já não pode voltar atrás. Ainda que os montes se abalem e as colinas mudem de lugar, Ele permanecerá fiel. Mesmo que passem o Céu e a Terra, Ele não nos abandonará! Deus o ama e por isso lhe é fiel. Ele sabe do que você precisa e vem em seu socorro neste exato momento.

Não são poucas as pessoas que custam a crer que Deus vai ajudá-las. Até acreditam que Ele é bom, acreditam também que é poderoso para fazer o que quiser. Pensam e aceitam que Deus fará bem a toda gente, mas não conseguem acreditar que fará a elas. Na verdade, não se sentem amadas por Ele.

Se lhes perguntarmos o porquê, a resposta não demorará a vir: “Depois de tudo o que já fiz na vida… Eu não mereço… Os meus pecados são muitos.” A Palavra nos garante: “Se formos infiéis, Ele continua fiel, e não poderá desdizer-se” (2Tm 2,13b). Ainda que tenhamos pecado e caído na infidelidade, Deus continua ao nosso lado e nos convida a voltar para Ele a fim de recebermos Seu amor. Ele veio para os pecadores e para os doentes, veio para quem precisa d’Ele.

E você? Precisa de Deus? O Senhor o ama e quer demonstrar o quanto. Permita que isso aconteça! Aproxime-se do Senhor, confiantemente, pela oração, e verá o que realmente é verdade. Vive bem quem reza bem! Abra seu coração para ser amado e amar por meio da oração. Agora é um bom momento para começar esta nossa caminhada de oração, e se você já a começou, será ainda melhor. Poderá lançar mais profundamente suas raízes no terreno fértil, úmido e quente de uma conversa amorosa com Deus.

Trecho do livro “Quando só Deus é a resposta”, de Márcio Mendes.