40ª Assembleia Diocesana

DIOCESE DE CAJAZEIRAS
Mitra Diocesana

Carta Convocatória para a 40ª Assembleia Diocesana de Pastoral

“Esta é a Igreja, a nossa Mãe! E quando a Igreja, na variedade dos seus carismas, se exprime em comunhão, não pode errar: é a beleza e a força do ‘sensus fidei’, daquele sentido sobrenatural da fé, que é conferido pelo Espírito Santo a fim de que, juntos, possamos todos entrar no âmago do Evangelho e aprender a seguir Jesus na nossa vida…” (Papa Francisco na conclusão do Sínodo dos Bispos de 2014)

Cajazeiras, 01 de novembro de 2018

Caríssimos Diocesanos,
Temos alegria de anunciar a todos a celebração de nossa 40ª Assembleia Diocesana de Pastoral a realizar-se nos dias 15 a 16 de novembro. Recordamos que “a Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP) é a expressão máxima da comunhão pastoral da Diocese e o momento da mais ampla consulta e participação do Povo de Deus. Nela se reúnem os agentes de Pastoral e assessores, sob a autoridade do Bispo Diocesano, para estudar a realidade da Igreja
e da sociedade, avaliar, planejar e propor diretrizes e atividades pastorais para o Plano bienal da Ação Pastoral da Diocese” (Estatuto dos Organismos de Pastoral, Art. 53).

Fazendo eco aos apelos do recente Sínodo celebrado em Roma e no qual se refletiu sobre o desafio da inclusão dos jovens no dinamismo evangelizador da Igreja, para nossa reflexão na Assembleia Diocesana escolhemos o seguinte tema: Juventude: fé, discipulado e Missão; e o lema: “O nosso coração ardia quando ele nos falava pelo caminho…” (Lc 24, 32). Frei Rogério Severino de Lima, frade Carmelita, nos ajudará na exposição e compreensão do tema
proposto. Diante da urgência de se imprimir um novo dinamismo ao trabalho com os jovens em nossa Diocese, propomos a celebração de um “Ano Diocesano da Juventude” com iniciativas que visem uma maior articulação do trabalho com a juventude e a implantação do Projeto IDE, organizado pela CNBB como plano trienal para a revitalização da pastoral Juvenil.

Recordamos também que, além do aspecto formativo a partir do tema proposto, dedicaremos uma seção ao planejamento pastoral. Nesta, retomaremos o Plano de Ação Pastoral aprovado na 39ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a partir de seus objetivos e eixos de ação, revisando-o e atualizando-o à luz das exigências e propostas pastorais que emergiram da avalição realizada durante as Assembleias das Foranias, além de incluir algumas demandas suscitadas pelo tema refletido na Assembleia e outras iniciativas pastorais indicadas pelo Santo Padre e pela Conferência dos Bispos.

São Convocados para a Assembleia pastoral deste ano os seguintes representantes do Povo de Deus:

Todos os sacerdotes e diáconos canonicamente domiciliados na Diocese e nela atuantes
pastoralmente;
Os membros da Coordenação da Ação Pastoral – CODAP
Dois representantes de cada paróquia, escolhidos pelo respectivo Conselho Pastoral Paroquial, sendo um jovem engajado na vida pastoral da comunidade paroquial;
Um representante de cada residência de Instituto de Vida Consagrada, Instituto Secular ou Sociedade de Vida Apostólica presentes na Diocese.
O Coordenador de cada uma das Comissões Pastorais Diocesanas;
Um representante de cada uma das Novas Comunidades, que tenham o reconhecimento diocesano ou estejam em processo de acompanhamento pelo Coordenação Diocesana das Novas Comunidades;
Uma representação dos seminaristas, a ser definida pelo Bispo Diocesano, juntamente com a Equipe Formadora do Seminário;
A Assembleia acontecerá no Centro de Pastoral Diocesano, em Cajazeiras. Solicitamos que seja confirmada a participação através da inscrição, a fim de que se possa providenciar acomodações adequadas para todos. O preço da inscrição por participante é de 100,00. A abertura dos trabalhos da Assembleia acontecerá com o almoço do 15. A partir das 9:00hs os responsáveis pelo acolhimento estarão à disposição dos participantes para entregar-lhes a pasta
e encaminhá-los aos seus lugares de hospedagem.

Contamos com a presença e a disponibilidade de todos os que foram convocados e almejamos que a Assembleia posa ser celebrada e vivida em espirito de comunhão, participação e corresponsabilidade, com a disponibilidade de todos a caminhar, trabalhar e construir juntos os percursos pastorais que orientem nossa Igreja Diocesana no seu caminho de fidelidade à sua missão. Exortamos todos os diocesanos a acompanharem com a sua oração e comunhão fraterna os trabalhos de nossa 40ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Confiamos à materna proteção da Virgem Mãe da Piedade e à intercessão de São Pio X todos os nossos propósitos e desejos, para que em tudo o que fizermos resplandeça a glória de Deus e o bem pastoral de nossa Igreja Particular.

Com afeto paterno e pastoral,

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.