Qual a posição da Igreja em relação à oração do terço sem a contemplação dos mistérios?

O grande valor do Rosário e dos Terços que o compõem é a contemplação dos mistérios da vida de Jesus: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos; assim, o Terço é Cristocêntrico e não Mariocêntrico.

Se deixamos de contemplar os mistérios ele perde essa sua beleza embora a reza das Ave-Maria e Pai-Nosso tenham também o seu valor. Assim, a Igreja recomenda que se reze o Terço contemplando os mistérios; que pode se ver abaixo:

Como rezar o terço

O Terço é uma das devoções mais queridas de Nossa Senhora. Aparecendo Ela em Fátima, pediu aos pastorinhos:

“Meus filhos, rezem o Terço todos os dias”.

Oferecimento:

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento das vocações sacerdotais e religiosas, pela santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação das Famílias, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.

Em seguida, segurando a cruzinha do Terço para atestar nossa fé em TODAS as verdades ensinadas por Cristo reza-se o Creio.

Em seguida reza-se um Pai-Nosso, três Ave-Marias e Glória ao Pai, em honra da Santíssima Trindade.

Em cada mistério se reza um Pai-Nosso, dez Ave-Maria, um Glória ao Pai e a jaculatória:

“Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

Mistérios Gozosos (Segundas e Sábados)

1 – A Anunciação do Anjo São Gabriel à Nossa Senhora.

2 – A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

3 – O Nascimento de Jesus na gruta de Belém.

4 – A Apresentação do Menino Jesus no Templo.

5 – O encontro de Jesus no Templo entre os doutores.

Mistérios Luminosos (Quinta feira)

1 – Contemplação do Batismo de Jesus no Jordão.

2 – O milagre das Bodas de Cana.

3 – O anúncio do Reino de Deus entre os homens.

4 – A transfiguração de Jesus no monte Tabor.

5 – A instituição da Sagrada Eucaristia.

Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas-Feiras)

1 – A Agonia mortal de Jesus no Horto das Oliveiras.

2 – A Flagelação de Jesus atado à coluna.

3 – A Coroação de Espinhos de Jesus por seus algozes.

4 – A Subida dolorosa do Calvário.

5 – A Crucificação e Morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos (Quartas e Domingos)

1 – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

2 – A Ascensão gloriosa de Jesus Cristo ao Céu.

3 – A Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

4 – A Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao Céu.

5 – A Coroação da Nossa Senhora no Céu como Rainha.

Agradecimento (no final):

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha, Mãe da Misericórdia, vida, doçura, esperança, nossa salve. A Vós bradamos, os degradados filhos de Eva; a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Nossa Senhora prometeu a todos aqueles que rezarem o terço, através do Beato Alan de la Roche:

01. Sua proteção especialíssima na vida.

02. Uma morte feliz.

03. A salvação eterna de sua alma.

04. Não morrerão sem os sacramentos.

05. Não serão flagelados pela miséria.

06. Tudo obterão por meio do rosário.

07. A devoção do rosário será sinal certo de salvação.

08. Livrará do purgatório no dia em que morrerem os que rezarem o rosário.

09. Terão uma grande glória no céu.

10. Aos que propagarem a devoção do rosário, Maria Santíssima promete socorrer em todas as suas necessidades.

(Promessas de Nossa Senhora ao Beato Alain de la Roche).

“O Terço é a minha oração predileta. A todos, exorto, cordialmente que o rezem” (João Paulo II).

“Não há problema material ou espiritual, pessoal ou familiar, nacional ou internacional que a Reza do Terço não possa ajudar a resolver” (Irmã Lúcia – Fátima).

Prof. Felipe Aquino