Mês vocacional

Estamos em agosto, conhecido tradicionalmente na Igreja Católica como mês vocacional. Esta celebração acontece desde 1981, quando a data foi instituída através da 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante esse período as paróquias, instituições, grupos e comunidades preparam atividades de orações ou formações para que os fieis possam intensificar ou descobrir a sua responsabilidade e compromisso com a Igreja e a sociedade e, assim, atender ao chamado de Deus.

Por isso, cada domingo do mês de agosto é reservado para se trabalhar e celebrar uma vocação em especial.

No primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos e, a partir do ANO SACERDOTAL(2009-2010), também padroeiro de todos os padres.

No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Inicia-se neste Domingo a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.

No terceiro domingo celebramos a vocação consagrada, feminina e masculina, motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para um entrega total.

No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigo, a vocação de todos os batizados.

No quinto domingo celebramos e agradecemos a Deus a generosidade dos catequistas.

A vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade que reza. Rezemos pelas vocações e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Existem muitos subsídios que ajudam as comunidades a celebrar o mês de agosto, destacamos, porém, que o mais importante é a criatividade da equipe vocacional.

Durante este mês destacamos vários santos ligados à vocação: São João Maria Vianney (o Santo Cura d’Ars, patrono dos padres, dia 04), São Domingos (dia 08), São Lourenço, padroeiro dos diáconos (dia 10), Santa Clara (dia 11), Santo Ezequiel Moreno (dia 19), São José de Calasanz (dia 25), Santa Mônica (dia 27) e Santo Agostinho (dia 28).

Celebramos no terceiro Domingo, a ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA. E rezemos, especialmente neste mês a NOSSA SENHORA DAS DIVINAS VOCACÕES. Rogai por nós!

Padre Leandro Couto

Natural de Borda da Mata MG, membro da comunidade Canção Nova desde 2007. Atualmente na Missão Canção Nova Cuiabá MT.