Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
O que nem todas as mulheres sabem

 
Imagem
Mulheres, procurem o quanto antes um ginecologista
Se você quer ser mãe, cuide-se! Todo mundo sabe que o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora e às nossas queridas mães. Sabe-se também que boa parte das jovens sonha em, um dia, celebrar o Dia das Mães com seus filhos. Porém, o que nem todas as mulheres sabem é da importância de se cuidar desde cedo. A atenção à saúde contribui para uma gravidez saudável, ou seja, gerar filhos de forma tranquila e, enfim, realizar-se plenamente como mães.

Sou jornalista, não sou médica, mas fiz mestrado em medicina – para ser mais exata, em tocoginecologia (ginecologia e obstetrícia). Não, não! Eu não saí fazendo notícias e partos durante o mestrado, mas por entender a importância de se divulgar informações de saúde com qualidade, fui para área médica me especializar. E observei como a imprensa brasileira ainda trata a saúde da mulher apenas sob o ponto de vista reprodutivo; fala-se muito em atividade sexual, gravidez, parto, pós-parto, entre outros.

O ginecologista não cuida apenas da vida sexual da mulher, mas de toda a saúde reprodutiva
E, apesar desse bombardeio de informações diárias sobre a saúde reprodutiva, o que percebo é que muitas mulheres, em sua maioria solteiras, com vivência da castidade, nunca visitaram o ginecologista. Independentemente da idade, elas deixam de lado cuidados básicos de que nosso corpo necessita. Imaginam que, depois do casamento, tudo será bastante viável.

Cuidado, meninas! É muito importante saber o que se passa dentro de você, no local que vai abrigar as bênçãos de Deus na sua vida: seus filhos. E, deixar para se consultar só às vésperas da noite de núpcias, pode ser um grande equívoco.

O ginecologista não trata somente de mulheres com vida sexual ativa, mas cuida da sua saúde reprodutiva! E uma conversa com um bom profissional poderá, inclusive, desmistificar sua relação com o próprio corpo. Ele é templo do Espírito Santo e que precisa ser respeitado e, acima de tudo, precisa ser cuidado por você.

Em uma primeira visita, o profissional de saúde não necessariamente fará um exame Papanicolau em você (caso ainda não tenha iniciado sua vida sexual); ele poderá lhe pedir um ultrassom pélvico, por exemplo. Esse exame mostra os órgãos internos em uma telinha e pode detectar infecções, inflamações e os tão comuns ovários micropolicísticos. Se não tratados, podem evoluir de forma negativa e dar fim ao nosso sonho de ser mãe.

A consulta ao ginecologista pode evitar grandes sofrimentos
Conheço jovens que por se descuidarem ou por simples falta de informação, só foram descobrir casos graves em seu ventre (como grandes cistos e até câncer), depois dos órgãos terem aumentado duas e até três vezes de tamanho, sendo então quase inevitável uma cirurgia de retirada desses órgãos; o que é muito triste e frustrante para qualquer mulher que sonhou em gerar uma vida.

No Brasil, o câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres entre 10 a 49 anos. Em seguida, consta o câncer de pulmão e do colo do útero. No primeiro e último casos, uma detecção precoce, com uma ida ao médico, pode diminuir – e muito – esse risco. E se você tem histórico de doença grave, relacionada ao sistema reprodutor em sua família, sua atenção precisa ser redobrada. Sabemos que, tudo o que é diagnosticado no início, tem muito mais chances de cura, sem sequelas ou maiores complicações.

Cuide-se, deixe de lado os esteriótipos e os medos de se consultar
Portanto, mulheres, cuidem-se! Vamos deixar os estereótipos e medos de lado e procurar o quanto antes um bom ginecologista, que respeite sua religião, suas escolhas e a auxilie a estar com o sistema reprodutivo em dia. Peça dicas às pessoas de sua comunidade, que professam a mesma fé que você, elas poderão indicar um profissional que possa ouvi-la e acolher suas necessidades.

Conversar com sua família também é importante, mas lembre-se de que, você é a única responsável pelo seu corpo, e zelar pela sua saúde, pelo dom da maternidade em sua vida, também é um ato de louvor Àquele que a criou. Aproveite o mês das mães para repensar como você tem planejado celebrar esse dia, um dia.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.