Bento XVI completa 91 anos

Papa emérito Bento XVI nasceu em 1927 em Marktl, na Alemanha
Da redação

Nesta segunda-feira, 16, o Papa emérito Bento XVI completa 91 anos.

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl, na diocese de Passau, na Alemanha, em um Sábado Santo. Foi batizado no mesmo dia.

Filho de família simples, seu pai era membro da polícia rural e sua mãe era cozinheira. Seus avós, agricultores e artesãos.

Ratzinger foi eleito Papa em 19 de abril de 2005. Após sua renúncia, é Papa emérito desde 28 de fevereiro de 2013.

Desde o dia 2 de maio de 2013, o Pontífice vive em um Mosteiro, onde se dedica à reflexão e a oração pela Igreja. Na residência moram também o secretário particular do Papa emérito, Dom Georg Ganswein, e quatro leigas consagradas da comunidade “Memores Domini”.

No dia 16 de abril de 2012, na celebração dos seus 85 anos, durante a Missa na Capela Paulina, Bento XVI afirmou que estava diante “do último trecho” da jornada de sua vida:

“Eu não sei o que me aguarda. Sei porém que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que sua luz é mais forte do que todas as trevas; que a bondade de Deus é mais forte do que todo o mal deste mundo. E isso me ajuda a prosseguir com segurança. Isso nos ajuda a seguir em frente, e nesta hora agradeço de coração a todos aqueles que continuamente me fazem perceber o sim de Deus por meio de sua fé”.