Vaticano divulga programação da Semana Santa do Papa

Atividades serão transmitidas pela TV Canção Nova; celebrações e horários já estão disponíveis para consulta
Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano divulgou nesta quarta-feira, 21, a programação da Semana Santa com os horários e as datas das celebrações a serem presididas pelo Papa Francisco. Na programação constam as celebrações litúrgicas do domingo, 25, até o domingo de Páscoa, 1. A TV Canção Nova transmitirá todas as atividades previstas.

A Santa Missa de Ramos da Paixão do Senhor, celebrada no domingo, 25, pelo Papa na Praça São Pedro, no Vaticano, às 10h – horário do Vaticano (5h – horário de Brasília), será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova. A celebração, que também será dedicada à 33ª Jornada Mundial da Juventude — nível diocesano —, ocorrerá após a procissão e benção das palmeiras e oliveiras.

Na quinta-feira, 29, o Pontífice presidirá a celebração da Missa do Crisma, às 9h30 – horário local — na Basílica Vaticana. A TV Canção Nova transmitirá a Santa Missa às 4h30min. A Paixão do Senhor, composta por Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito de Comunhão, será presidida pelo Papa às 17h locais da sexta-feira, 30, também com transmissão pela TV Canção Nova, às 12h. A tradicional Via Sacra no Coliseu ocorrerá também na sexta-feira, 30, presidida pelo Santo Padre e encerrada com uma Bênção Apostólica. A TV Canção Nova divulgará a memória do trajeto percorrido por Jesus até ao Calvário às 23h.

A Vigília Pascal, no sábado, 31 de março, às 20h30 locais na Basílica de São Pedro, será divulgada pela TV Canção Nova às 15h30. Na celebração, Francisco abençoará o novo fogo no átrio da Basílica e, após a procissão de entrada com o Círio Pascal e o canto, ele presidirá a Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia, concelebrada com cardeais, bispos e alguns sacerdotes.

No domingo de Páscoa, 1 de abril, a Santa Missa da Ressurreição do Senhor está agendada para as 10h – horário do Vaticano —, e transmitida pela TV Canção Nova às 5h. A Bênção “Urbi et Orbi” – “Bênção à cidade de Roma e ao Mundo” – será transmitida pela TV Canção Nova às 12h.