Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Em audiência no Vaticano, Papa alerta sobre o vírus da indiferença

 
Imagem
Santo Padre enalteceu trabalho contra o anti-semitismo e crimes de ódio, pedindo o fim da indiferença que paralisa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Um alerta sobre a indiferença, um inimigo a ser combatido tanto quanto o ódio, uma vez que paralisa e impede de fazer aquilo que é certo. Esse foi o tom do discurso do Papa Francisco ao receber em audiência nesta segunda-feira, 29, os participantes da conferência internacional sobre a responsabilidade dos Estados, das Instituições e dos Indivíduos na luta contra o antissemitismo e contra os crimes relacionados ao ódio antissemítico. O evento acontece hoje em Roma junto ao Ministério dos Negócios Exteriores e da Cooperação Internacional.

Francisco qualificou como nobre o trabalho ao qual o evento se propõe e destacou uma palavra aos presentes: responsabilidade. Ele observou que ser responsável é ser capaz de responder; logo, não basta analisar as causas da violência, mas é preciso ser ativo em responder a essas problemáticas, o que inclui uma luta não somente ao ódio, mas também à indiferença, uma atitude que paralisa.

“Não me canso de repetir que a indiferença é um vírus que contamina perigosamente os nossos tempos, tempos nos quais estamos sempre mais conectados com os outros, mas sempre menos atentos aos outros. No entanto, o contexto globalizado deveria nos ajudar a compreender que ninguém de nós é uma ilha e que ninguém terá um futuro de paz sem um amanhã digno para todos”.

Francisco recordou ainda junto aos participantes do evento sua visita aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, durante sua estadia na Polônia para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016. “Um silêncio inquietante, que deixa espaço somente às lágrimas, à oração e ao pedido de perdão”.

Diante do vírus da indiferença, o Papa indicou como “vacina” a memória, fazer memória de todo o caminho para recuperar a humanidade e superar as formas de apatia para com o próximo. Foi esse “fazer memória” que Moisés indicou ao povo que desejava o futuro prometido, olhar para os passos já realizados. “A memória é a chave de acesso para o futuro e é nossa responsabilidade entregá-la dignamente às jovens gerações”.

“Queridos amigos, ajudemo-nos a fazer fermentar uma cultura da responsabilidade, da memória e da proximidade, e a estabelecer uma aliança contra a indiferença, contra toda indiferença. Certamente será de ajuda o potencial da informação, mas ainda mais importante será a formação. É urgente educar as jovens gerações a envolver-se ativamente na luta contra os ódios e as discriminações, mas também em superar as contraposições do passado e nunca se cansar de procurar o outro”, concluiu o Pontífice.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.