Dia Nacional Mariano: Santuário Nacional convida a rezar pelo Brasil

Santuário Nacional promoverá todo dia 12 de cada mês momentos de oração pelo Brasil

Julia Beck
Da redação

A partir deste mês de janeiro, o Santuário Nacional de Aparecida celebrará em todo dia 12 de cada mês o “Dia Nacional Mariano”. A iniciativa é considerada um fruto dos festejos dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrados em 2017, e pretende convocar todos os fiéis para um dia de oração pelo Brasil.

Segundo o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, o dia 12 já é considerado uma data especial de oração. “Começou com a cerimônia do manto em uma capela reservada, depois esta cerimônia foi trazida para o altar central com a celebração da coroação de Nossa Senhora – em preparação para a grande coroação do mês de outubro – e, a partir daí, nós tivemos esta inspiração de continuarmos, em cada dia 12, com um momento de oração”, contou o sacerdote.

O grande diferencial, o ano eleitoral, é o que marcará o projeto do Santuário Nacional. “Neste ano, nós temos esta situação especial de Brasil, que é o ano eleitoral, ano em que o povo brasileiro pode começar a mudar a sua história (…). Nosso objetivo será rezar por essa realidade”, afirmou o sacerdote.

Padre João Batista comentou ainda sobre a programação desta sexta-feira, o primeiro Dia Nacional Mariano do ano. “Nós teremos a missa das 9h, seguido de um momento oracional — o momento ‘Maria que nos leva a Jesus’ —, depois um momento celebrativo, exposição do Santíssimo (…) e outras ações em intenção pelo Brasil”.

A iniciativa a ser concretizada na Basílica Nacional foi criada, segundo o reitor do Santuário, para ser expandida e espalhada por todo o país, nas dioceses, comunidades e nas famílias brasileiras. A intenção, de acordo com o padre João Batista, é que as pessoas se reúnam para rezar no dia oficial de Nossa Senhora Aparecida.