Igreja no Brasil anuncia solenidades móveis do ano

Nas celebrações deste domingo, dia 7 de janeiro, quando foi celebrada a Solenidade da Epifania do Senhor, foi feito o anúncio das solenidades móveis deste ano de 2018. Centro do Ano Litúrgico, o Tríduo Pascal culmina no Domingo da Páscoa, este ano em 1º de abril.

Eis o anúncio realizado no último domingo:

ANÚNCIO DO DIA DA PÁSCOA

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 01 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 14 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 13 de maio; Pentecostes, a 20 de maio; o primeiro Domingo do Advento, a 02 de dezembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor. A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Eventos e iniciativas da Igreja no Brasil também acontecem com base nas solenidades celebradas na liturgia. A Campanha da Fraternidade é aberta junto com a Quaresma, portanto, em 14 de fevereiro. Já a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem início na quarta-feira após o segundo domingo da Páscoa, este ano, 11 de abril. Já a Campanha para a Evangelização acontece no Advento, com a coleta no terceiro domingo, 16 de dezembro.

Algumas datas religiosas importantes tornaram-se feriado no Brasil. Confira quais são e os respectivos dias da semana:
07/01/2018 (domingo) – Epifania do Senhor
08/01/2018 (segunda-feira) – Batismo do Senhor