A autoridade nasce do bom exemplo, destaca Papa no Angelus

Santo Padre lembrou exemplo deixado por Cristo e explicou que, se mal exercitada, a autoridade se torna opressiva

Da Redação, com Vaticano

Durante sua reflexão antes do Angelus neste domingo, 5, o Papa Francisco lembrou o exemplo de autoridade de Cristo, que preserva valores cristãos como a fraternidade e amor ao próximo.

“Irmãos e irmãs, um defeito frequente daqueles que têm autoridade, seja ela civil ou eclesiástica, é exigir dos outros coisas corretas, mas que não colocam em prática pessoalmente, fazem uma dupla vida. (…) Esta atitude é um mal exercício da autoridade, que, em vez disso, deveria ter sua primeira força no bom exemplo. A autoridade nasce do bom exemplo, para ajudar os outros a praticar o que é certo e apropriado, sustentando-os nas provas que se encontram no caminho do bem. Autoridade é uma ajuda, mas se for mal exercitada se torna opressiva”, ponderou o Pontífice.

Jesus Cristo, continuou Francisco em suas observações, denunciou abertamente o comportamento negativo dos escribas e fariseus. “Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, e esta é uma tentação que corresponde ao orgulho humano e que nem sempre é fácil vencer”, explicou. “É o comportamento de se viver somente pela aparência”, reiterou.

Francisco observou ainda que o comportamento cristão deve passar longe destas ciladas do mundo e sempre perseverar no caminho da fraternidade. “Nós, discípulos de Jesus, não devemos buscar títulos de honra, autoridade ou supremacia. Fico muito triste de ver pessoas que psicologicamente vivem correndo atrás das vaidades. Nós, discípulos de Jesus, não devemos fazer isso, pois entre nós deve haver uma atitude simples e fraterna. Somos todos irmãos”, refletiu.

Por fim, o Santo Padre lembrou a necessidade de usar as dádivas concedidas por Deus a serviço de todos os irmãos. “E não devemos nos considerar superior aos outros. A modéstia é essencial para uma existência que deseja se conformar ao ensinamento de Jesus, que é gentil e humilde de coração e que veio não para ser servido, mas para servir”, concluiu.