Festejos dos 300 anos de aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

DIOCESE DE CAJAZEIRAS-PB
SANTUÁRIO DIOCESANO PARA O ANO MARIANO
Aparecida, Paraíba/ 01 de setembro de 2017

Paz a todos! A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promulgou um ANO NACIONAL MARIANO (2016-2017) para “celebrar, fazer memória e agradecer” os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Dom Francisco de Sales A. Batista, nosso Bispo Diocesano, em comunhão com a Igreja no Brasil, ouvindo a 28ª Assembleia Diocesana de Pastoral, pelo Decreto Nº 18/2016, erigiu a nossa Igreja Matriz como SANTUÁRIO DIOCESANO PARA O ANO MARIANO “com a finalidade de valorizar as diversas expressões de devoção mariana presentes no território de nossa Igreja Particular, através da promoção de peregrinações dos zonais, das Paróquias, das Associações e Movimentos, das Pastorais, dos Institutos de Vida Consagrada e de outros fiéis católicos”.
Informa ainda o Decreto que “será concedida a Indulgência Plenária, alcançada sob as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Papa) aos fiéis que, em forma de peregrinação, visitarem o Santuário Diocesano Mariano em Aparecida – PB”. Dom Francisco, ainda, pediu para “imprimir uma dimensão diocesana” aos festejos em honra de Nossa Senhora Aparecida neste Ano Jubilar.
Assim, após salutar experiência das peregrinações dos zonais, propomos para o Encerramento do Ano Nacional Mariano “romarias” de Grupos Representativos de nossa Diocese, observando o seguinte calendário:
Dia 04/10 (Quarta): CATEQUISTAS;
Dia 05/10 (Quinta): APOSTOLADO DA ORAÇÃO;
Dia 06/10 (Sexta): NOVAS COMUNIDADES E GRUPOS DE ORAÇÃO;
DIA 07/10 (sábado): ECC;
Dia 08/10 (Domingo): CRB – RELIGIOSOS (AS);
Dia 09/10 (Segunda): TERÇO DOS HOMENS;
Dia 10/10 (Terça): INFÂNCIA MISSIONÁRIA E CRIANÇAS;
Dia 11/10 (Quarta): SETOR JUVENTUDE;
É importante lembrar que, conforme Decreto Diocesano, outros grupos, Movimentos, Pastorais também poderão organizar suas próprias peregrinações. Os grupos elencados acima foram sugeridos pela Comissão Organizadora em virtude de uma maior representatividade, visto a presença dos mesmos na maior parte do território diocesano.
Em cada noite está prevista a acolhida dos peregrinos a partir das 18h, seguida da recitação do Rosário (Terço) e Santa Missa. Venha festejar conosco!

Pe. Janilson Rolim (Administrador Paroquial)
Diac. Aulucelio Batista (Colaborador)