Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Padre comenta origem da Festa de Corpus Christi

 
Imagem
Tradição da Solenidade de Corpus Christi começou na diocese de Liège, na Bélgica

Denise Claro
Da redação

Nesta quinta-feira, 15, a Igreja celebra a Festa de Corpus Christi, em que solenemente se comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

A festa é conhecida como o único dia do ano em que o Santíssimo sai às ruas em procissão, sobre os tapetes confeccionados pelos fiéis.

Padre Julio César Monteiro explica que a origem da festa se deu no século XIII: “A Solenidade de Corpus Christi teve início na Bélgica, por volta do ano de 1964, e começa em função da devoção à Santíssima Eucaristia. Foi criada, neste lugar, uma festa em que se comemorava a Presença Real do Corpo de Cristo na Eucaristia.”

O pedido por uma festa litúrgica anual partiu do próprio Jesus à uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon, através de uma experiência mística.

Milagres Eucarísticos

A origem da festa também foi motivada por um Milagre Eucarístico, ocorrido em Bolsena, na Itália.

Um padre, chamado Pedro de Praga, da Boêmia, estava celebrando uma Missa na Cripta de Santa Cristina, quando começaram a cair gotas de sangue da hóstia consagrada sobre o corporal.

Na ocasião, Papa Urbano IV, que residia em Orvieto, ordenou ao Bispo Giácomo que trouxesse as relíquias. Isso foi feito em procissão. Ao encontrar a procissão na entrada de Orvieto, O Papa pronunciou, diante da relíquia eucarística, as palavras: “Corpus Christi” ( O Corpo de Cristo).

No dia 11 de agosto de 1264, o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, que oficializava a Festa em Honra ao Corpo de Cristo como uma solenidade a ser celebrada anualmente na quinta-feira após a oitava de Pentecostes.

No século XIV o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, dando à Festa um caráter mundial.

São muitos os Milagres Eucarísticos na História da Igreja: Lanciano, Ferrara, Offida, Sena, Turim, entre outros. Padre Júlio ressalta como a Igreja vê esses acontecimentos:

“Os milagres eucarísticos evidenciam a Presença Real de Jesus no meio dos homens, e são vistos pela Igreja como um sinal, pois é o próprio Deus que se manifesta de forma visível ao povo, um milagre que nos deixa claro que o Senhor está presente na Eucaristia. Em que a hóstia consagrada se torna a carne, e o vinho consagrado se torna o sangue.”

Tradição dos Tapetes

Em todas as paróquias e dioceses do mundo, têm-se a tradição da confecção dos tapetes, na véspera ou no dia mesmo da Festa, para que o Santíssimo Sacramento, fonte e centro de toda a vida cristã, possa passar em procissão.

Padre Julio Cesar lembra que os fiéis devem participar ativamente, reforçando que não é um feriado, mas uma festa que deve ser vivida com devoção.

“É uma grande festa. E essa festa que anualmente vivenciamos nos lembra que o Cristo deve ser adorado. É Cristo que caminha no meio de nós. A festa de Corpus Christi nos recorda que no nosso dia-a-dia, essa procissão precisa acontecer: nós carregamos o Cristo em nós. É um dia para se participar, não apenas ir no momento da procissão, mas participar (quem puder) da confecção dos tapetes, principalmente no próprio coração.”
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.