Dom Delson toma posse sábado como arcebispo da Paraíba

A Arquidiocese da Paraíba começa a preparar as celebrações pela posse de Dom Manoel Delson como arcebispo metropolitano. A programação começa na próxima sexta-feira e a posse propriamente dita ocorrerá no sábado, às 9h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Às 16h30 do mesmo dia, um grande evento para acolhida ao novo arcebispo ocorrerá no Ginásio de Esportes “Ronaldão”, no bairro do Cristo, na Capital. Católicos de todas as quase 100 paróquias da Arquidiocese vão estar presentes, além de representantes de Associações, Movimentos, Pastorais e Serviços da Arquidiocese. Na sexta-feira, Dom Delson sairá em comitiva da cidade de Campina Grande, onde foi bispo, e será recebido na cidade de Riachão do Bacamarte, por ser a primeira que integra o território da Arquidiocese da Paraíba.

Após as homenagens em Riachão, Dom Delson participa de evento de acolhida na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. Em praça pública haverá breves discursos de autoridades, como o governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, Também haverá apresentações culturais. Ao chegar à praça, Dom Delson fará a primeira entrada oficial no Palácio do Bispo. No primeiro andar, ele irá até a capela para um momento de oração. Depois, o novo arcebispo segue para o Salão Nobre do Palácio do Bispo, onde concederá rápida e informal entrevista coletiva. Na sequência, irá para a Praça. No sábado, às 9h, a posse canônica de Dom Delson acontecerá na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, representante do papa Francisco, Dom Giovani d’Aniello. É nessa celebração que Dom Delson deixa de ser o Arcebispo nomeado/eleito para ser oficialmente, agora empossado, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Dom Manoel Delson será o sétimo Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Ele foi nomeado em março último, a´´os Dom Genival Saraiva gerir a Arquidiocese como administrador apostólico por 10 meses, desde a renúncia de Dom Aldo Pagotto, em meio a denúncias sobre suposto envolvimento com o acobertamento de casos de pedofilia, o que estaria sob investigação na esfera do Vaticano. Natural da cidade de Biritinga, na Bahia, que fica a 200 quilômetros de Salvador, Dom Manoel Delson, de 62 anos, coordenava a diocese de Campina Grande desde 2012, após ter sido vice-coordenador da região Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Por sua formação em Comunicação e Letras, Dom Delson tem facilidade na relação com os devotos. Além de ser ativo nas redes sociais, o novo arcebispo da Paraíba comanda o programa de rádio “Bom dia, irmãos”, onde profere mensagens religiosas destinadas aos ouvintes, todas as manhãs.

Nonato Guedes