DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE OVÁRIO

Em geral, quando falamos de tumores ginecológicos, os primeiros cânceres que nos vêm à cabeça são o de mama e o de colo de útero. Poucas pessoas se lembram do câncer de ovário.

Esse câncer tem duas características marcantes e que necessitam de total atenção das mulheres: ele não causa sintomas quando ainda está em estágio inicial e não há um exame específico capaz de detectá-lo com precisão. Por conta desses fatores, o câncer de ovário é o tumor ginecológico que mais mata.

O que fazer, então, se é tão difícil detectá-lo? Primeiramente, segundo a oncologista Graziela Zibetti, fellow de oncoginecologia do hospital MD Anderson, em Houston, EUA, é fundamental que a mulher conheça o próprio corpo e aprenda a identificar sinais e sintomas que a princípio possam passar despercebidos.

“Se a mulher conhece um pouco sobre câncer de ovário e começa a apresentar sintomas que nunca teve, como inchaço na região abdominal, prisão de ventre, sangramentos, dor lombar e alterações no hábito intestinal, ela pode questionar o médico sobre a possibilidade de ter a doença. A partir disso, o ginecologista, que poderia nem sequer suspeitar desse diagnóstico, poderá começar a fazer uma investigação mais detalhada e levantar todo o histórico da paciente. A mensagem principal às mulheres é: Conheça seu corpo e não demore a procurar ajuda médica caso apresente sintomas”, reforça.

Ir ao ginecologista uma vez ao ano é importante, mas é necessário saber que o exame de papanicolaou não serve para detectar tumor de ovário, mas para prevenir câncer de colo de útero e outras lesões.

“Múltiplos fluxogramas e métodos de avaliação de risco de malignidade são utilizados na prática clínica. Entretanto, ainda não existem estudos que validem a ultrassonografia ou o uso de marcadores tumorais (o mais conhecido é o CA 125) como método de rastreamento de câncer de ovário”, reforça o cirurgião ginecológico Renato Moretti, do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Por isso, há necessidade de treinamento constante por parte dos ginecologistas, que são os primeiros profissionais a lidar com os sintomas das pacientes. “Diante de alguns sinais típicos e alterações ultrassonográficas sugestivas de tumores ovarianos, a recomendação é que a paciente seja encaminhada diretamente para um profissional focado no tratamento desses tipos de tumores, como o oncologista ou cirurgião oncológico. A paciente não pode perder tempo fazendo exames desnecessários e peregrinações por vários médicos”, aponta Moretti.

Questão genética

Outro ponto que merece destaque é que cerca de 10% a 15% dos casos de câncer de ovário estão associados a mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Portanto, segundo a dra. Maria Nirvana Formiga, do hospital A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, todas as pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma de ovário devem ser encaminhadas para avaliação oncogenética e testadas quanto a presença de alterações em genes específicos.

“Isso serve para identificar pacientes com predisposição hereditária ao câncer, implementando políticas de prevenção aos demais membros da família.”

Além disso, é importante ter conhecimento das mutações, pois atualmente o tratamento para esses casos é diferente e inclui drogas específicas.