350 bispos se reúnem em Aparecida para Assembleia Geral da CNBB

Iniciação à vida cristã e temas atuais do país serão foco das reflexões dos bispos nestes dias

Da redação, com assessoria CNBB

Começou nesta quarta-feira, 26, a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). Cerca de 350 bispos da igreja no Brasil estarão reunidos até o dia 5 de maio para refletir sobre o tema central do evento “iniciação à vida cristã”.

Uma comissão especialmente presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, foi designada para produzir o texto que será apreciado e acrescido pelos bispos do Brasil. O texto, após aprovação do episcopado, será publicado como um documento da CNBB.

Além do tema central, os bispos brasileiros também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura política brasileira e a conjuntura eclesial após os dez anos da Conferência de Aparecida, com a presença do então Papa Bento XVI. No sábado e no domingo, haverá o retiro dos bispos.

300 anos de Aparição

A CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que teve início dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, várias atividades serão realizadas para marcar os 300 anos da imagem de Aparecida e também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima ao longo da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

A missa do sábado dia 29 de abril, às 7h30, será dedicada à nossa Senhora, com entronização da imagem, cantos e homilia especial. À noite, às 20h, encerrando o Retiro dos Bispos, acontece a peregrinação, procissão e celebração Mariana. Uma Sessão Mariana a ser realizada, dia 04 de abril, às 18h, encerra as comemorações durante a 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira, 26, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Participarão da entrevista o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portella Amado e o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP).

Os bispos abordarão os temas: iniciação à vida cristão, programação e objetivos da 55ª Assembleia Geral da CNBB.