Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Sexta-feira Santa não é dia de tristeza, mas de contrição, diz padre

 
Imagem
Padre destaca duas maneiras para o católico viver a Sexta-feira Santa, e afirma que o dia não é ocasião de tristeza, mas de contrição

André Cunha
Da redação

A Igreja em todo o mundo celebra hoje a Sexta-feira Santa, ocasião em que se faz memória da Morte de Cristo na cruz. De acordo com padre Roger Araújo, missionário da Comunidade Canção Nova, o dia não deve ser de tristeza para os cristãos.

“Jamais a Paixão de Cristo deve ser motivo de tristeza. Ela é motivo de veneração e adoração ao Cristo que morreu para nos salvar. A palavra mais correta para este dia é contrição. É um dia de contrição, de arrependimento, de reflexão, mas isso não é sinônimo de tristeza; é um dia de fazer silêncio porque os barulhos externos não nos ajudam a escutar a voz de Deus dentro de nós”.

O padre acrescenta que a morte de Cristo não foi em vão, mas redentora, e neste dia assume um lugar especial na fé e na tradição cristã: “um dia que o Salvador caído por terra, dá sua vida para nos salvar. Por isso, este dia é tão especial”.

“Portanto, nada de tristeza! Cristo está vivo! Nós apenas fazemos memória da sua paixão e permitimos que ela ressoe em nossa vida, que desperte em nós um verdadeiro sentimento de conversão, de mudança de vida”, disse.

Duas maneiras de viver a Sexta-feira Santa

Padre Roger explica que há duas maneiras de viver bem este dia. A primeira é participando da Celebração das Funções, às 15h, momento este que acontece em todas as paróquias. É o único dia no ano em que a Igreja Católica não celebra Missa em nenhuma localidade. O ato litúrgico das 15h é composto pela celebração da Palavra, da adoração da Cruz e do rito da comunhão. “Nossa obrigação neste dia é participação desta celebração”, exorta o padre.

“A outra forma é viver um dia de jejum e abstinência. A Igreja recomenda que seus fiéis, em dois dias do ano – obrigatórios a todos os católicos, exceto crianças, idosos e doentes – que todos façam jejum e abstinência de carne. Isto porque é um dia em que lembramos a Paixão de Jesus e a gente então assume seus sentimentos”, acrescenta padre Roger.

A Sexta-feira Santa é o segundo dia do Tríduo Pascal, celebração mais importante do catolicismo, que começa na Quinta-feira Santa e termina com a Vigília Pascal no Sábado Santo.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.