Morre o bispo emérito de Crato (CE)

Dom Newton Holanda Gurgel tinha 93 anos e foi o quarto bispo da diocese

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 06 de abril, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, dom Newton Holanda Gurgel. Ele tinha 93 anos e estava internado no Hospital São Miguel, em Crato (CE), desde o dia 24 de março. Bispo emérito, dom Newton esteve à frente do pastoreio da diocese de Crato por oito anos e meio e foi o quarto bispo da Igreja particular. O corpo está sendo velado na Catedral Nossa Senhora da Penha, no centro de Crato. O horário da celebração de exéquias e sepultamento ainda não foram divulgados.

Em nota, a diocese de Crato, diz que é com gratidão e pesar que se despede do seu quarto bispo diocesano e relembra que há cinco meses, no dia primeiro de novembro de 2016, ao comemorar 93 anos, dom Newton disse agradecendo a Deus por sua vida: “A nossa vida, não é suficiente para agradecermos o primeiro momento de nossa existência”. E continuou: “Tudo é misericórdia de Deus. De manhã cedo, ao acordar, pensei lá no coração: mais um ano em que a misericórdia de Deus me concede celebrar mais uma data de nascimento, tudo por graça, tudo por bondade infinita. Uma palavra cai bem para expressar este sentimento: ação de graça, dia de oração. Gratidão à caridade, à fineza e à bondade das pessoas que me cercam, reconhecendo a bondade de Deus nas pessoas”.

Trajetória

Nascido em Acopiara (CE), em 1º de novembro de 1923, dom Newton recebeu ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1949. Foi reitor do Seminário São José de Crato e em 27 de maio de 1979 recebeu a ordenação episcopal, como bispo-auxiliar, das mãos do papa São João Paulo II. Foi nomeado bispo da diocese do Crato em 17 novembro de 1993, com a renúncia de dom Vicente, tornando-se, assim, quarto bispo diocesano.

Em seu legado como bispo, ordenou vinte e oito sacerdotes e criou quatro paróquias. Em 02 de maio de 2001, teve aceito o pedido de renúncia em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade), permanecendo assim como administrador diocesano até 29 de junho de 2001. A partir daí, na condição de bispo-emérito, dom Newton se recolheu em sua residência particular, em Crato.

Com informações da diocese de Crato (CE)