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Alimentos Que Escondem Muito Açúcar e Que Você Come Diariamente

 
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O açúcar é um daqueles alimentos que agrada a maioria das pessoas, especialmente as crianças, e este é muito necessário para o nosso organismo obter a energia que precisa para enfrentar a jornada diária. Mas hoje queremos fazer um alerta sobre quais são os alimentos que consumimos e escondem muito açúcar, já que o açúcar consumido em excesso coloca em risco a sua saúde.

Você acredita que está fazendo tudo o que deve para levar uma vida livre de açúcar? Pode ser que você esteja consumindo muito mais do que imagina no seu dia a dia.

Em sua dieta, você jamais se permite um capricho: evita a padaria, reduz os doces, restringe os bolos… Apesar de tentar reduzir a quantidade desses alimentos por conterem grandes quantidades de açúcar, talvez você esteja ingerindo muito mais do que pensa. Por trás da aparência de alimentos saudáveis e compatíveis com uma dieta saudável se escondem açúcares refinados e grande quantidade de calorias, que podem colocar em perigo a sua saúde e sua forma!

É difícil levar uma dieta completamente livre de açúcar, especialmente considerando que muitos desses alimentos formam parte da nossa dieta de maneira habitual, e constituem nossa lista de compras na maioria das ocasiões. Felizmente, existem compostos que podem te ajudar a reduzir a quantidade de açúcar que finalmente chega a se metabolizar em seu organismo, agindo como um “bloqueador” do açúcar.

Se não for por essas ajudas… Você acha que mantém o seu consumo de açúcar sob controle? Você pode estar muito errado… Apresentamos a lista de alimentos que escondem muito açúcar e o escondem muito bem!

Alimentos Que Possuem Muito Açúcar:

1. Iogurte. Se você está convencido de que o iogurte é um alimento saudável, provavelmente não está errado, uma vez que são uma fonte de cálcio. Mas o que, sim, você deve considerar é a quantidade inesperada de açúcar que contêm muitos deles. Assim, uma embalagem de 150 gramas pode conter até 5 colheres de chá de açúcar.

2. Molhos. A maioria dos molhos com os quais acompanhamos os nossos pratos diariamente contém açúcar livre, especialmente se estão embalados. Seja o molho de tomate, molho de soja,maionese… O açúcar é adicionado a maioria dos alimentos processados para sua conservação. Por isso, na próxima vez que for adicionar ao seu carrinho molho de pote ou lata, tenha em mente que fornecem uma uma dose extra e indesejada de açúcar.

3. Salada. Assim é. Embora possa parecer incrível, até o prato mais saudável que você pode pensar pode conter quantidades indesejáveis de açúcar. As saladas que são vendidas embaladas também são processadas, e o problema não reside nas folhas verdes, mas nos molhos que as acompanham. Em alguns restaurantes de fast food, cerca de 50 gramas de salada podem conter até 4 gramas de açúcar, mais açúcar do que alguns hambúrgueres e, portanto, mais calorias.

4. Sucos embalados. Os sucos são um dos alimentos mais saudáveis que você pode incluir em sua dieta… Se são naturais. Os sucos embalados costumam conter muito açúcar. Algo que não faz muito sentido, dado que a fruta já é um alimento rico em glucose e carboidratos, especialmente a banana ou o coco, que são duas frutas com muitas calorias. Por isso, não faz sentido adicionar mais açúcar. Não são o que parece, não é verdade?

5. Alimentos pré-cozidos. Muitos alimentos que você tem à sua disposição no supermercado também contêm muito mais açúcar do que você pensa. Tire a ideia da cabeça do açúcar apenas está presente nos alimentos doces. Pré-cozidos, como pizzas e outros alimentos embalados do tipo ‘abrir e pronto’ são uma grande fonte de carboidratos indesejados.

6. Cereais. Também costumam passar por um alimento saudável, e de fato são, exceto aqueles que são processados e que contêm ingredientes extras, normalmente para lhes dar mais sabor. Muitos cereais que você encontra habitualmente nas prateleiras do seu supermercado contêm uma grande quantidade de açúcar.

7. Refrigerantes. As bebidas gasosas e as águas aromatizadas também são uma grande fonte de açúcar, e costumam passar despercebidas. Normalmente, embora você acredite que evita o açúcar extra escolhendo a variedade light, estes ainda contêm uma quantidade de açúcar pouco recomendada para a saúde. 500ml de algumas destas bebidas contêm cerca de 100 gramas de açúcar.

8. Pão. E, finalmente, o alimento estrela que acompanha as suas refeições e com o qual você prepara os sanduíches para a pausa no trabalho. Uma fatia de pão processamento pode conter até 3 gramas de açúcar.

Surpreso? Como você pode ver, é complicado se livrar das doses extras de açúcar que encontramos nos alimentos em que costumamos confiar nossa nutrição dia após dia. Nós os consumimos quase sem perceber!

Embora o açúcar seja uma fonte de energia e a necessitamos para sobreviver, os carboidratos presentes de maneira natural nos alimentos saudáveis como as frutas e os carboidratos, como cereais integrais, arroz e massas, já contêm a quantidade de energia necessária para o nosso organismo.

O resto de açucares adicionados não são necessários, e mais, resultam prejudiciais para a saúde. Uma dieta rica em açúcares aumenta o risco de problemas como obesidade e diabetes tipo 2.
 
 
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