Biografia de Dom Marcelo

Dom Marcelo Pinto Carvalheira nasceu no dia 1º de maio de 1928 no Recife. Filho de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira.

Entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia.

Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma.

Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o Regime Militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

No dia 29 de outubro de 1975, o jovem padre Marcelo Pinto Carvalheira foi nomeado pelo Papa Paulo VI o Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, ficando sob sua responsabilidade a organização de uma nova Diocese no Brejo paraibano. Em 1980 foi criada a caçula das Dioceses paraibanas: Guarabira. Dom Marcelo foi, então, o seu primeiro Bispo.

Ele foi ordenado bispo no dia 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

O 4º Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, teve sua renúncia acolhida, conforme as normas canônicas, no dia 29 de novembro de 1995. Dom Marcelo, então, foi nomeado para substituí-lo, tornando-se o 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Dom Marcelo tomou posse em janeiro de 1996 e solicitou da Sé Apostólica a concessão do título de Basílica Menor à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves. Em 1997, após reforma do templo, o título é concedido pelo Papa João Paulo II.

Foi Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004).

Ao atingir a idade limite para o governo diocesano, Dom Marcelo apresentou sua renúncia ao Papa, sendo esta acolhida no dia 5 de maio de 2004. No mesmo dia, em substituição a Dom Marcelo, o Santo Padre nomeou Dom Aldo di Cillo Pagotto, sss, então Bispo de Sobral (CE), para assumir a Arquidiocese.

Após a renúncia, Dom Marcelo passou a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE). Mas atualmente morava no Recife.

Tinha como lema: “Evangelizare” (Evangelizar).

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba