Anuário Católico: nota de esclarecimento do Ceris

Texto alerta para tentativa de golpe contra as dioceses, paróquias e entidades religiosas

Após relatos de que pessoas mal-intencionadas estão aplicando golpes nas dioceses, paróquias e casas religiosas usando o nome do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), o secretário executivo do organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Valdeir dos Santos Goulart, emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que o Ceris não está executando nenhuma cobrança, simples ou em cartório, de nenhuma paróquia, diocese ou outra entidade da Igreja Católica no Brasil, referente ao Anuário Católico.

Leia na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CERIS

(Novo golpe contra as dioceses, paróquias e entidades religiosas)

O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), detentora do Anuário Católico do Brasil e a Promocat Marketing Integrado, empresa responsável pelo Anuário Católico do Brasil edições 2011 e 2015, vem esclarecer que não está executando nenhuma cobrança, simples ou em cartório, de nenhuma paróquia, diocese ou outra entidade da Igreja Católica no Brasil, referente ao Anuário Católico. Trata-se de um golpe, como ocorreram em outras ocasiões, empresas maliciosas e inexistentes que se passam por cartório de títulos e protestos ou até mesmo pelo CERIS e Promocat, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos, se não pagos imediatamente, serão protestados. São empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas aplicando golpes.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Promocat Marketing pelos serviços prestados e informamos que a mesma não é mais responsável pelo Censo Anual da Igreja e pela editoração e comercialização do Anuário Católico. A partir deste ano de 2017 essa tarefa passa a ser do próprio CERIS.

Contamos com as orações de todos e com as bênçãos de Deus.

Saudações fraternas,

Pe. Valdeir dos Santos Goulart