Papa Francisco nomeia bispo para Paraíba

Arquidiocese do NE 2 estava vacante

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante arquidiocese da Paraíba (PB) dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, transferindo-o da sede episcopal de Campina Grande, no mesmo estado.

Novo arcebispo

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz é natural de Biritinga (BA) e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado padre no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA), onde, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano. Sua nomeação para a diocese de Campina Grande aconteceu no dia 08 de agosto de 2012. Seu lema episcopal é "Ide aos meus irmãos" (Jo 20,17).

Dom Pedreira é autor do livro "Rádio Comunitária e Catequese: hipótese de um trabalho complementar - Dissertação de Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Gregoriana".