Convocação para Coletiva de Imprensa

Prot. 022/2017

Cajazeiras, 20 de fevereiro de 2017

Prezados Diocesanos,

A Campanha da Fraternidade, anualmente realizada pela Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o tempo Quaresmal, tem como finalidade despertar a reflexão e a consciência dos fiéis e dos homens e mulheres de boa vontade em relação a um problema concreto que afeta e desafia a sociedade, oferecendo propostas de ações e iniciativas que possam transformar a realidade.
Para que esta importante reflexão chegue a todas as nossas comunidades e alcance aos homens e às mulheres de boa vontade comprometidos com a vida, CONVOCAMOS a todos os diocesanos para acompanharem e difundirem a coletiva de imprensa de Abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema “Cultivar e Guardar a Criação”. Esta coletiva será veiculada por meio de rádios, blogs e sites presentes no território da nossa Diocese.
A coletiva acontecerá no dia 02 de março de 2017, das 10:00 às 12:00, no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas da FAFIC, situado a Rua Padre Ibiapina, s/n, Cajazeiras/PB. Neste evento, teremos a oportunidade de abordar o tema, dando atenção aos aspectos específicos do bioma caatinga e os seus desafios, abrindo pistas para uma reflexão sobre a situação concreta de nosso alto sertão paraibano.

Programação:
10:00 – Abertura e palavra de introdução: Cultivar e guardar a criação: a proposta da Igreja para a CF 2017 (Dom Francisco de Sales)

10:30 – Exposição do Tema: Biomas Brasileiros: Um olhar sobre o bioma caatinga e a defesa da vida (Maria das Dores Abreu).

11:10 – Perguntas da Imprensa

11:40 – Painéis sobre projetos de convivência com o semiárido.

12:00 – Palavra conclusiva – Pe. César Pamplona Pinheiro.

Agradecemos, desde já, a presença dos que fazem a comunicação no vasto território de nossa Diocese pela disponibilidade em poder ajudar a propor à sociedade uma reflexão madura sobre este tema de atual relevância para nossa realidade sertaneja. Somos gratos também aos que nos acompanharão pelos diferentes meios de comunicação.

Desejamos que a celebração da Quaresma seja vivida como tempo favorável para descobrirmos a necessidade da conversão pessoal e social. Que a reflexão do tema da CF 2017 frutifique em uma nova consciência e na promoção de iniciativas concretas que priorizem o cuidado da criação e a defesa dos ambientes essenciais para a vida.

Atenciosamente,
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm.