“A Catequese no Brasil se tornou mais pobre”, afirma dom Peruzzo

Presidente da Comissão para Animação Bíblico Catequética da CNBB fala sobre morte de dom Albano Cavallin

O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Antônio Peruzzo, pronunciou-se sobre o falecimento de dom Albano Bortolleto Cavallin, ocorrido ontem, dia 1º de fevereiro. Segundo dom Peruzzo, “a Catequese no Brasil se tornou mais pobre”.

“Seu nome e seu serviço à Evangelização pela Catequese inclui-se entre as mais vivas e inspiradoras colaborações à história recente da Igreja em nosso país. Entre tantos dons recebidos, o documento Catequese Renovada, que conferiu novas feições ao anúncio da mensagem de Jesus Cristo e educação da fé, é a expressão mais predileta de sua liderança e de sua capacidade de diálogo”, conta.

Dom Albano, durante seu ministério episcopal, foi membro da Comissão de Pastoral da CNBB na Dimensão Bíblico-Catequética. Para dom Peruzzo, seu modo discreto e educado de se dirigir às pessoas; seu estilo paterno de aproximar-se dos Catequistas; suas memoráveis e quase inesgotáveis “estórias” aplicadas à vida catequética; sua serenidade e alegria, típicas de um homem que vivia em paz com Deus e com os outros, “são traços e retratos profundos de quem fez de sua vida um dom acolhido com gratidão a Deus, e um dom oferecido com afeição aos irmãos e aos Catequistas”.

“Que nosso querido Dom Albano, junto com a grande Catequista, aquela de Nazaré, possa experimentar em plenitude as alegrias da vitória do Ressuscitado”, rogou o arcebispo de Curitiba.