Por onde começar um estudo bíblico?

Passo a passo para realizar o seu estudo bíblico diariamente

Quando alguém se propõe a fazer uma viagem, o ideal é que se programe para essa empreitada: defina qual meio de condução vai utilizar (avião, carro ou ônibus…), onde vai se hospedar, em que lugar fará as refeições entre outros. Se for de carro, por exemplo, é essencial que o viajante veja por qual caminho seguirá para chegar ao destino final. Se ele quiser chegar mais rápido, deverá optar por determinada estrada; se quiser pagar menos pedágios, deverá seguir por outro caminho; se quiser se hospedar em bons hotéis, poderá escolher outra rota.

Com certeza, cada um dos caminhos tem sua beleza própria e também sua dificuldade. É preciso que a pessoa que vá viajar escolha o roteiro que é mais adequado para a sua realidade. Qual caminho se encaixa melhor no objetivo da viagem e, do mesmo modo, qual não trará maiores dificuldades.

Quando o assunto é estudo bíblico

Quando nos propomos ao estudo bíblico algo parecido acontece. Estudar e se aprofundar nos textos bíblicos é também viajar por lugares muitas vezes desconhecidos. Por isso, é preciso que haja um planejamento, assim como nessa viagem de automóvel. Faz-se necessário escolher um roteiro de estudo,– um método que melhor se encaixe na realidade daquele que se dispõe a ler e a entender os textos da Sagrada Escritura. Por isso, cada pessoa deve procurar um roteiro de estudos bíblicos que lhe seja mais útil e oportuno.

São vários os roteiros de estudos bíblicos que temos hoje no mercado. Sem desmerecer os demais, quero indicar aqui quatro deles, pois são os que conheço de forma mais aprofundada e sei dos resultados que proporcionam. Repito, esses são apenas alguns dos tantos e bons roteiros que temos à disposição. O que precisa ficar claro é a necessidade de seguir um percurso que nos dê segurança e nos impulsione a não desistir no meio da viagem.

Roteiro para o seu estudo bíblico

Curso Bíblico da Escola Mater Ecclesiae: O primeiro roteiro vem da escola fundada por Dom Estevão Tavares Bettencourt OSB, cujo objetivo é a formação. É um tipo de curso de teologia para leigos por correspondência.

“Lectio Divina”:– O segundo é um dos métodos mais antigos da Igreja. Leitura da Bíblia a partir de quatro passos: Ler, Meditar, Orar e Contemplar. O objetivo da Lectio Divina é –proporcionar um contato direto com as Sagradas Escrituras por meio de um método orante.

O terceiro método é a coleção “’Luz para os meus passos”’. Baseada na “Lectio Divina, trata-se de uma proposta que segue uma apostila com uma lição que deve ser feita a cada dia. De certo modo, ela mescla essa leitura orante com alguns conhecimentos mais técnicos, como o que temos no método da Escola Mater Ecclesiae.

A ‘Bíblia no meu dia-a-dia’:”– O quarto roteiro indicado por mim faz parte da proposta de monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. O estudo possui alguns passos e também uma ligação direta com a “Lectio Divina. Num diário espiritual, a pessoa deve, ao fazer o estudo de um trecho bíblico, anotar as promessas de Deus, as ordens d’Ele, os princípios eternos, a mensagem de Deus e como aplicar o entendimento do texto no cotidiano.

Além desses métodos, sei que algumas pessoas fazem estudos dos Livros Sagrados orientados por roteiros disponíveis em páginas da internet. É preciso muito cuidado! Já vi muita coisa errada e perigosa em várias dessas propostas. Se ainda assim, você faz ou deseja fazer um estudo orientado pela rede mundial de computadores, então tome as devidas precauções: veja quem é a pessoa que ministra o curso, se está vinculado à Igreja Católica, qual a procedência do site, converse com outras pessoas que também seguem esse curso e peça orientação ao seu diretor espiritual, pároco ou coordenador da sua comunidade.

Leia todos os dias a Bíblia

Existe também o fato de muitas pessoas não conseguiram se adaptar a nenhum dos roteiros que conheceram e, por isso, resolveram ler a Bíblia começando no seu primeiro livro, o Gênesis, seguindo até o Apocalipse,– lendo um ou alguns capítulos diariamente. Particularmente, acho esse caminho o mais difícil, mas não posso negar que também funciona ao ver algumas pessoas optarem e se adequarem a essa proposta.

O importante é que você faça uso de um bom roteiro, que o impeça de se perder nessa viagem e o mantenha motivado para seguir adiante. Escolha um percurso de estudos que vá de acordo com as suas necessidades e capacidades, tomando o devido cuidado em averiguar a procedência do roteiro que assume para si. E que, seguindo essas orientações, possa, durante a maravilhosa viagem pelos textos bíblicos, ter a certeza de que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (cf. Salmo 119,105).