Que tal começar a fazer caminhada?

A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma.

É um exercício que poder ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico.

A caminhada, além de tudo, ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas — tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos — é bem menor.

Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida.

É importante ressaltar que havendo qualquer dúvida quanto a como caminhar, devemos procurar a orientação de um profissional da área de Educação Física. Além disso, antes de se iniciar qualquer atividade física, uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde é necessária.

Benefícios da Caminhada

Melhora a circulação sangüínea
Diminui os riscos de problemas cardíacos
Melhora a ansiedade e o estresse
Auxilia nas dietas de emagrecimento
Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos
Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue
Evita o aparecimento da osteoporose
Combate o diabetes
Melhora o nível de condicionamento físico
Aumenta a imunidade do organismo
Caminhada para Iniciantes

A caminhada é ideal para pessoas sedentárias que queiram começar a fazer exercícios físicos.

Para que haja a continuidade do exercício e se adquira o hábito da caminhada, devemos iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradativamente.

Segue uma sugestão de plano de caminhada para iniciantes:

Semana Duração Frequência
Primeira semana 10 minutos 3 vezes por semana
Segunda semana 15 minutos 3 vezes por semana
Terceira semana 20 minutos 3 vezes por semana
Quarta semana 25 minutos 3 vezes por semana
Após um mês 30 minutos 3 vezes por semana
Após 6 meses 40 minutos 3 vezes por semana
Após 1 ano 60 minutos 4 vezes por semana
30 minutos, 3 vezes por semana é considerado suficiente para se obter os benefícios da caminhada. Mas se você quiser, pode continuar intensificando gradativamente o exercício.

Se, por outro lado, você caminhar menos do que os 30 minutos recomendados, você ainda assim promoverá melhoras na saúde, queimará gorduras e terá melhora em seu bem-estar. No entanto, a melhora no seu condicionamento físico será menor. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar.

Procure inserir a caminhada no seu dia-a-dia. Toda vez que você puder substituir o carro ou ônibus por uma caminhada, mesmo que breve, você já estará beneficiando sua saúde.