Jornada Litúrgica recorda 50 anos do documento de Medellín

Evento é promovido pela Associação dos Liturgistas do Brasil

Os 50 anos da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Medellín, na Colômbia, serão lembrados durante a 2ª Jornada Litúrgica e 28ª Assembleia da Associação dos Liturgistas do Brasil (Asli), que acontecerá em Florianópolis (SC), de 30 de janeiro a 03 de fevereiro. A proposta da Jornada é de debater e partilhar trabalhos que abordam a temática da Liturgia à luz da Conferência de Medellín, que completa meio século em 2018.

Na preparação para a celebração jubilar do encontro do episcopado latino-americano realizado após o Concílio Vaticano II na cidade colombiana, os liturgistas seguirão a metodologia de partilha do contexto e da caminhada histórica da liturgia a partir das reflexões de Medellín. Uma palestra sobre a temática principal antecede este momento.

Os associados foram convidados pelo presidente da Associação, padre Kleber Rodrigues, a contribuírem através de comunicações e artigos científicos, resultados de experiências ou de atividades de pesquisa, realizados nos últimos anos e condizentes ao campo da Ciência Litúrgica, Pastoral Litúrgica, Música e Arte Sacra. As contribuições serão apresentadas em resumos na 2ª Jornada Litúrgica. As íntegras dos materiais serão divulgadas nos anais da 2ª Jornada Litúrgica da Asli e, em seguida, publicadas, a previsão é que esta etapa seja concluída em março deste ano.

Durante a Jornada, reservada aos membros, acontecerá a 28ª Assembleia da Asli, órgão máximo de decisão e planejamento da Associação, no qual são desenvolvidos temas de interesse dos liturgistas conforme o desafio que representam para a ciência litúrgica.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), frei Faustino Paludo, é membro da Asli e participará da Jornada e Assembleia. O bispo de Paranaguá (PR) e membro da Comissão para Liturgia da CNBB também faz parte da Associação e estará presente no evento. Ainda são associados à Asli os arcebispos de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, e de Santa Maria (RS), dom Hélio Adelar Rubert, e o bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco.