Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
4 DICAS PARA LIDAR COM A ENXAQUECA

 
Imagem
Juliana Conte

A enxaqueca, um tipo de cefaleia (popularmente conhecida como “dor de cabeça”), atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo que 75% são mulheres. Não à toa, é um dos temas mais pesquisados no nosso site.

Dor, abuso de analgésicos e idas constantes ao pronto-socorro fazem parte da rotina de quem sofre de enxaqueca e não consegue tratamento adequado. Você sabia que, no Brasil, apenas 56% dos pacientes procuram atendimento, e desses, só 16% se consultam com especialistas em cefaleias?

Listamos algumas medidas importantes que podem ajudá-lo e incentivá-l0 a procurar ajuda médica:

1. Tenha um diário da dor

Sempre que você tiver uma crise de enxaqueca, anote informações importantes, como intensidade da dor (fraca, média, forte ou muito forte), remédios que tomou, fase do ciclo menstrual e se consumiu algum alimento que possa ter servido de gatilho para a crise (atente para chocolates, molhos, queijos amarelos, café e vinho). As informações ajudarão o neurologista a entender melhor as características da sua dor de cabeça. A Sociedade Brasileira de Cefaleia tem uma planilha muito útil.

2. Não abuse dos analgésicos

Quem sofre de dor de cabeça constante possui um arsenal de medicamentos na bolsa. Entretanto, como a maioria esmagadora não procura tratamento adequado, há um grande risco de o uso constante de remédios agravar ainda mais o problema. Quem toma mais de um comprimido por semana pode acabar desenvolvendo dor de cabeça crônica. O analgésico bloqueia todos os mecanismos de defesa natural contra a dor, e seu uso prolongado e indiscriminado faz com que o organismo dependa do medicamento para combatê-la. Não se automedique.

3. Não demore para tomar o medicamento indicado

A dra. Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, tem uma máxima: “Enxaqueca é igual incêndio. Você tem que tratar logo, senão ela piora muito”. É comum o paciente começar a sentir dor, mas seja por falta de informação ou receio, acabar postergando o uso do remédio. Por isso, quanto mais você demorar para se medicar, maior o risco de a crise durar vários dias. Mas lembre-se: é preciso tomar o medicamento adequado, pois os analgésicos podem ocasionar efeito rebote (ou seja, piorar a dor em vez de aliviá-la). Se você já foi a um neurologista e ele não lhe prescreveu nada que tenha lhe ajudado, procure um especialista ou peça indicações de outros médicos.

4. Perceba os sinais do seu corpo

Ainda segundo Roesler, o paciente com enxaqueca consegue pressentir quando uma crise está por vir. Fique atento a alguns sinais como: inchaço na região dos olhos (eles ficam cansados, um pouco caídos), sensação de cabeça pesada ou leve, irritabilidade e bocejo excessivo. Esses sintomas podem ocorrer inexplicavelmente até um dia antes da crise. Muitas pacientes costumam ter dor no período pré-menstrual e menstrual. A diminuição do nível de estrogênio provoca dilatação dos vasos sanguíneos, o que favorece as dores. Visão cansada e embaçada também são queixas frequentes. Por isso, a dica é sempre ficar atento e, baseado nessas experiências, comunicar seu médico. Há medicações específicas que atuam justamente na prevenção das crises, e não apenas no controle dos sintomas.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.