Vaticano apresentará documento preparatório do próximo Sínodo

O tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Da redação, com Rádio Vaticano

O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 10, que apresentará nesta sexta-feira, 13, o documento preparatório da 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, programada para outubro de 2018.

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, haverá uma coletiva para apresentar o documento aos jornalistas. Estarão presentes o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, o sub-secretário do Sínodo dos Bispos, monsenhor Fabio Fabene, e dois jovens, Elvis Do Ceu Nicolaia Do Rosario e Federica Ceci.

O tema do próximo Sínodo é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Em outubro do ano passado, o Vaticano divulgou a finalidade desse próximo Sínodo: “acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

Último Sínodo

O último Sínodo ocorreu em 2015. Foi a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, entre 5 e 19 de outubro, e teve por tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Em abril de 2016, o Vaticano apresentou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, escrito com base nos relatórios do Sínodo da Família, documentos de Papas predecessores e as catequeses sobre família. Além disso, recorreu à contribuição de diversas conferências episcopais e citações de personalidades de relevo, como Martin Luther King.