Francisco e novos cardeais encontram Bento XVI

Este foi o 9º encontro público entre Francisco e o Papa emérito Bento XVI

Rádio Vaticano

Após o Consistório em que o Papa criou novos cardeais, no sábado 19 de novembro, Francisco e os novos cardeais encontraram o Papa emérito. Eles foram recebidos por Bento XVI na capela do Mosteiro Mater Ecclesiae, onde vive desde a renúncia, em 2013.

O Papa emérito saudou cada um dos novos cardeais, e pronunciou algumas rápidas palavras, num encontro fraterno marcado pela simplicidade.

Encontros públicos

Este foi o 9º encontro público entre Francisco e o Papa emérito.

O primeiro – histórico – foi o encontro em Castel Gandolfo, no dia 23 de março de 2013, quando Bento XVI e Francisco rezaram juntos por alguns momentos.

Depois disso, em 5 de julho de 2013, Bento XVI apareceu novamente ao lado de Francisco durante a inauguração de um monumento a São Miguel, nos Jardins Vaticanos.

Em 22 de fevereiro de 2014, durante o consistório para a criação de novos cardeais, a Basílica Vaticana teve pela primeira vez na história a presença de dois papas.

Ratzinger voltaria a encontrar o público – e Bergoglio – em 27 de abril de 2014, quando da canonização de São João Paulo II e São João XXIII, na Praça São Pedro.

Dois meses mais tarde, em 28 de setembro, a convite de Francisco, Bento XVI voltou à Praça São Pedro, onde participou do encontro com a terceira idade. O Papa emérito aparecera bem disposto, apesar de caminhar muito devagar e com a ajuda de uma bengala.

Sempre a convite do Papa Francisco, Bento XVI esteve novamente na Praça São Pedro em 19 de outubro de 2014, quando concelebrou o rito de beatificação do Papa Paulo VI.

Em 2015, Bento XVI voltou à Basílica de São Pedro, onde participou do consistório no qual Francisco criou 20 novos cardeais em 14 de fevereiro.

No final de 2015, Bento XVI passou a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de São Pedro, aberta pelo Papa Francisco para o Jubileu, em 8 de dezembro.