Cajazeiras acolheu com festa a chegada de seu 8º pastor

Uma grande e calorosa acolhida foi preparada para receber o novo bispo da Diocese de Cajazeiras (PB). Dom Francisco de Sales Alencar Batista foi nomeado pelo Santo Padre no mês de junho passado, e desde então a Diocese que estava vacante desde setembro de 2015, quando o Papa Francisco acolheu a renúncia de Dom José González Alonso, começou a se preparar na expectativa deste grande dia. A programação de acolhida iniciou bem cedo e teve pontos estratégicos de participação ativa do povo e das paróquias que estavam no início do território diocesano. Às 8h da manhã, todo o povo reunido no Distrito de Balanço (divisa entre os Estados da Paraíba e Ceará), aguardavam a vinda do novo bispo. Tendo chegado no local, foi recebido pelo bispo emérito de Cajazeiras, Dom José González, pelo Monsenhor Agripino (administrador diocesano) e demais padre presentes, como por uma aglomeração de fieis. Em um carro preparado, a comitiva seguiu até o município de Cachoeira dos Índios onde foi acolhido com uma bela cerimônia de cunho cultural, com cordéis, danças e músicas típicas da região. Em seguida no interior da Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Padre Walter Anacleto dirigiu sua fala de acolhida e presenteou o bispo com alguns objetos. Ao término, Dom Francisco também dirigiu aos presentes a sua alocução tratando de “alguns amores” que com a sua missão, pretende que toda a diocese retome em sua pratica pastoral como o amor a Deus, amor à Igreja, amor aos pobres, amor ao serviço e amor a Maria. Concluiu o momento abençoando todo o povo. Um segundo ponto preparado foi na entrada da Cidade de Cajazeiras quando uma cavalgada aguardava a chegada do pastor. Um momento rápido para remontar à chegada do primeiro bispo de Cajazeiras, Dom Moises Coelho, que chegou no território diocesano montado a cavalo. Adiante, já na Paróquia de São João Bosco, a cerimónia civil estava preparada afim de que as autoridades civis e constituídas do município pudessem receber e delegar alguns símbolos ao novo bispo de Cajazeiras. Na ocasião, o bispo recebeu das mãos do Poder Executivo as chaves de acesso à Cidade de Cajazeiras e após ouvir os devidos discursos das autoridades, o bispo também proferiu a sua mensagem seguida de mais uma bênção.

O trajeto teve sua continuidade com o bispo em um carro aberto (espécie de bispo-móvel) possibilitando que o mesmo tivesse uma visão da cidade e do povo que o acompanhavam ou que o acolhiam nas calçadas durante o percurso até a Catedral diocesana. Chegando na Catedral, uma grande porção do povo de Deus o aguardava de frente a sacada do Palácio Episcopal, lugar que foi preparado para a fala do novo pastor, algo semelhante ao Ângelo do Papa Francisco que profere uma reflexão dominical do Evangelho da janela do seu apartamento no Vaticano. Dom Francisco ali refletiu sobre a passagem bíblica (Lucas 22, 27) que fundamenta o seu lema episcopal “SICUT QUI MINISTRAT” (Como aquele que serve). No seu discurso, Dom Francisco pediu aos presentes que o ajudasse nessa nova missão e que para isso será preciso conjugar alguns verbos, que estão escritos na gramática do passo e do compasso deste chão sertanejo e diocesano, recomendando ao povo que quando o bispo faltar com o serviço, seja feita as devidas correções fraternas. Terminado este momento, a janela da sacada episcopal foi fechada e o bispo seguiu para uma coletiva de imprensa no interior do Palácio.

As 17h, no interior da Catedral Nossa Senhora da Piedade, aconteceu a Solene Eucaristia e Posse Canônica de Dom Francisco de Sales. A celebração inicialmente foi presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e presidente do Regional Ne2 da CNBB. Também estavam presentes cerca de 16 bispos do mesmo regional, o Clero diocesano de Cajazeiras e alguns padres de outras dioceses vizinhas, um número expressivo de religiosos e religiosas e uma multidão de fiéis vindos de todas as paróquias da Diocese de Cajazeiras.
Fotos: