Brasil terá ano jubilar mariano a partir de outubro

Ano jubilar mariano integra as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Da Redação, com Rádio Vaticano

O arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou que, a partir do próximo mês de outubro, o Brasil terá um ano jubilar mariano. O período especial a ser vivido pela Igreja no Brasil integra as comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O ano jubilar mariano será decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O início será no próximo dia 12 de outubro, com a inauguração do Campanário do Santuário Nacional, obra que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai decretar um ano Jubilar mariano a partir de outubro. Será um ano de graça, de modo especial para o Brasil: um momento de louvor e agradecimento especial a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito por nós, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e nossa Rainha”, disse o cardeal.

Dom Damasceno recorda ainda que a devoção a Nossa Senhora faz parte da história do Brasil. “Maria sempre foi uma porta aberta ao conhecimento de Jesus; é o modelo de seguimento de Cristo, dos valores humanos que marcam a identidade religiosa do povo”.

Os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida será celebrado em 12 de outubro de 2017. É aguardada a presença do Papa Francisco na ocasião; ele mesmo disse que viria quando esteve no Brasil em 2013. A vinda do Papa, porém, ainda não foi oficialmente confirmada pela Santa Sé.