Mons. Francisco de Sales foi ordenado bispo em Araripina interior de Pernambuco

O Frei Francisco de Sales Alencar Batista foi ordenado bispo em solenidade realizada neste domingo (14) na paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Araripina-PE, terra natal do agora Dom Francisco de Sales, novo bispo da Diocese de Cajazeiras-PB. Dom Francisco de Sales nasceu em 17 de abril de 1968. Ingressou na Ordem do Carmo aos 18 anos e, em 1987, no noviciado Carmelita em Camocim de São Félix (PE). A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 24 de janeiro de 1988. Cursou filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba (PR), e Salesiano, em Recife (PE). Já a teologia foi realizada na cidade de Dublin (Irlanda), noMiltown Institute.

Foi ordenado diácono em dezembro de 1994 e presbítero, no dia 25 de novembro de 1995. Na Província Carmelitana Pernambucana atuou como reitor da Basílica do Carmo; administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade; formador do Juniorato; secretário e conselheiro provincial; além de prior provincial, por seis anos (2005 a 2011). Em 2011, Dom Francisco assumiu, em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, secretário geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

A programação teve início às 17h com a acolhida das caravanas vindas de diversas cidades da Diocese de Salgueiro-PE e de todo estado de Pernambuco, bem como um número expressivo de fiéis da Diocese de Cajazeiras, em seguida aconteceu a Solene Concelebração Eucarística com o rito de ordenação episcopal que teve como Bispos Ordenantes, Dom Antônio Muniz Fernandes (Arcebispo Metropolitano de Maceió), Dom Antônio Fernando Saburido (Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife) e Dom José González Alonso (Bispo Emérito de Cajazeiras). Dom Francisco de Sales é o oitavo bispo da diocese de Cajazeiras e foi nomeado no dia 08 de Junho de 2016 pelo Papa Francisco. Ele tomará posse e, consequentemente, dará início ao seu Ministério Pastoral no dia 04 de Setembro em solenidade na Catedral Nossa Senhora da Piedade na cidade de Cajazeiras – PB.