Santa Clara, patrona da televisão

Conheça a vida e a obra de Santa Clara, patrona da televisão

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, comemoramos o dia de Santa Clara de Assis, patrona da televisão, uma jovem que abandonou a vida confortável e estável com seus pais e seguiu o ideal franciscano. Corajosa e cheia de fé, ajudou a renovar o modo como os fiéis viam e se relacionavam com a Igreja na Idade Média.

Santa Clara foi revolucionária em suas experiências de espiritualidade e vida consagrada – juntamente com outras moças – deu início ao ramo feminino e contemplativo da Família Franciscana, a Ordem das Clarissas, da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade.

Em 1958 foi declarada patrona da televisão pelo Papa Pio XII devido ao episódio protagonizado por ela um ano antes de sua morte, quando, por não poder participar da Santa Missa de Natal por estar enferma, de seu quarto acompanhou a celebração de forma milagrosa.

Professor Felipe Aquino, em entrevista à Canção Nova, narrou um pouco sobre a vida de Santa Clara de Assis e como seu testemunho de fé influencia até hoje a vida da Igreja e da missão da TV Canção Nova.

“Embora ela [Santa Clara de Assis] tenha vivido naquele mosteiro, ela irradiou pelo mundo um amor à Igreja, à oração, por isso os papas modernos acharam que a televisão deveria fazer o mesmo, irradiar esta luz que Santa Clara difundiu, como a verdade, o bem e aquilo que constrói a pessoa. Para a TV Canção Nova, Clara de Assis é um modelo de evangelização”, ressalta o teólogo e pregador.

Oração a Santa Clara de Assis

Minha querida Santa Clara, que seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor a Deus e ao próximo, olhai de forma carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção. Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal para mim e meus familiares. Sobretudo peço vossa ajuda para o problema que me aflige (apresente a necessidade). Atendei-me, Santa Clara, pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar vossa proteção. Amém.