CNBB divulga Documento sobre Dízimo

Texto apresenta orientações e propostas sobre o dízimo

As Edições CNBB divulgam o Documento 106, "O Dízimo na Comunidade de Fé - Orientações e Propostas". O texto foi aprovado na última reunião ordinária do Conselho Permanente da Conferência, após três anos de estudo e contribuições.

De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o Documento é destinado às Igrejas particulares e a todas as comunidades. “A CNBB oferece este subsídio na certeza de que contribuirá de modo decisivo no caminho da conversão missionária e da presença misericordiosa”, diz.

O Documento 106 é composto de orientações e propostas que dão continuidade às indicações feitas pela Conferência a respeito do dízimo, desde a década de 1950. Ao ser elaborado, foi levado em consideração o percurso de reflexão que envolveu as Igrejas particulares, e, de modo especial, os agentes da Pastoral do Dízimo.

Além de apresentar o dízimo na perspectiva da evangelização, o subsídio também segue alguns princípios norteadores, como a indicação de elementos bíblicos e teológicos para a compreensão do dízimo; o esclarecimento de conceitos e termos; o oferecimento de orientações gerais a respeito da Pastoral do Dízimo e, por último, a utilização de uma linguagem propositiva, respeitando a diversidade cultural e identidade das Igrejas particulares.

Estruturado em duas partes, na primeira delas, o Documento trata da compreensão do dízimo, a partir do conceito e finalidades. A segunda parte oferece orientações e propostas para a Pastoral do Dízimo.

“O Dízimo na Comunidade de Fé – Orientações e Propostas” está disponível nas edições CNBB e já pode ser adquirido pelo site: www.edicoescnbb.com.br ou pelo telefone (61) 2193.3019.