Vaticano participa pela primeira vez da abertura das Olimpíadas

Atletas italianos irão participar dos Jogos Paralímpicos em setembro

Da redação, com SNP Cultura

Pela primeira vez uma comitiva institucional da Santa Sé vai assistir a abertura dos Jogos Olímpicos, marcado para esta sexta-feira, 5.

O grupo é encabeçado pelo subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, padre espanhol Melchor Sánchez de Toca y Alameda. O convite foi do Comitê Olímpico Internacional, um dos patrocinadores do primeiro encontro mundial sobre esporte e fé, que se realizará de 5 a 7 de outubro, no Vaticano.

Durante os Jogos Paralímpicos (7 a 18 de setembro), um grupo de atletas transalpinos será acolhido na Paróquia Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro. Fruto de um acordo assinado, em maio, entre o Comitê Paralímpico Italiano e o Conselho Pontifício da Cultura.

Padre Sánchez de Toca explicou que foram avaliadas várias opções, como colégios, e por fim identificaram as instalações de uma paróquia que reunia as características adequadas para a instalação de áreas de acolhimento, entrevistas, refeitório e conferências.

“O esporte paralímpico é uma prova de como o esporte pode ajudar as pessoas a superar as suas limitações impostas por acidentes, doenças. São histórias de valor, superação, esforço. A paróquia se beneficiará muito com a presenta de atletas paralímpicos e, vice-versa, os atletas serão beneficiados com a vitalidade da fé de uma igreja carioca”, assinalou.

Esporte e fé no Vaticano

Entre as personalidades que devem marcar presença nos encontro mundial sobre esporte e fé no Vaticano estão o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, para o qual verifica-se a possibilidade de um encontro com o Papa.

O tema do encontro, que terminará com uma declaração, foi inspirado por uma afirmação de Francisco: “Desafia-te a ti mesmo no jogo da vida, como se faz no jogo do esporte”.
Oliver Baete, administrador delegado do principal patrocinador do encontro, a multinacional de seguros Allianz, mostrou-se convicto de que “a conferência marcará a primeira pedra de um movimento global para construir pontes entre as pessoas e transformar a sua vida”.