Mais de 2 mil fiéis participam do adeus ao padre Jacques Hamel

O sepultamento de Padre Jacques contou com a presença somente de familiares, e o local não foi divulgado

Da redação, com Rádio Vaticano

Mais de duas mil pessoas participaram nesta terça-feira, 2, do último adeus ao padre Jacques Hamel, em uma cerimônia de corpo presente na Catedral de Nôtre-Dame, em Rouen, na Normandia. Padre Jacques foi assassinado por dois terroristas na semana passada, na Igreja de Saint-Etienne-de-Rouvray, enquanto celebrava uma Missa. Outras centenas de pessoas acompanharam a cerimônia por um telão instalado na parte externado templo.

A cerimônia foi presidida pelo Bispo de Rouen, Dom Dominique Lebrun, acompanhado por Dom Georges Pontier, Bispo de Marselha e Presidente da Conferência Episcopal Francesa. Representando o governo, estava o Ministro do Interior Bernard Cazeneuve, além de autoridades locais e regionais. Foi adotado um rígido esquema de segurança dentro e fora do templo, com agentes fardados e à paisana.

O sepultamento de Padre Jacques contou com a presença somente de familiares. A Diocese de Rouen não informou o local, mas afirmou que não será em Saint-Etienne.

Padre Jacques Hamel

Padre Jacques Hamel, 86 anos, nasceu em Darnètal, Seine-Maritime. Era pároco auxiliar da Paróquia de Saint-Etienne-de-Rouvray há dez anos. Ordenado em 1958, celebrou em 2008 seu Jubileu de Ouro pelos 50 anos de serviço a Igreja.

“Era corajoso pela sua idade. Os sacerdotes podem se aposentar aos 75 anos, mas ele se sentia ainda forte. Era um homem de paz”, explicou o sacerdote congolês Auguste Moanda-Phuati, da mesma paróquia, ao Jornal Liberation.

Em 6 de junho, padre Jacques havia publicado um editorial no Boletim paroquial, onde convidava os fiéis, durante as férias já próximas, a levar um pouco de humanidade e misericórdia a um mundo ferido por tantos horrores. Vinte dias após, este mesmo horror se fez presente na pequena igreja onde o sacerdote idoso celebrava a Missa matutina, na presença de três Irmãs e outras três pessoas.

No domingo, 31, um encontrou inter-religioso reuniu católicos e muçulmanos para recordar o “sacrifício” do sacerdote de 86 anos e para reiterar a firme condenação a qualquer forma de violência e fundamentalismo.

Durante uma cerimônia inter-religiosa celebrada na Catedral de Nôtre-Dame onde estavam presentes também cerca de cem muçulmanos, o Bispo Lebrun, Primaz da Normandia, recordou o ensinamento de Padre Jacques: ‘Pregava sempre o amor, a unidade e a fraternidade entre os povos e as religiões. Pedia para evitar as brigas em família. Façam isto hoje. Lá do alto, ele, tão apegado à sua família, será feliz com ela”.