Jovens da Diocese embarcam para Cracóvia rumo JMJ

Entre os dias 26 e 31 de julho acontece na Cracóvia (Polônia), a Jornada Mundial da Juventude. O evento iniciado pelo Papa João Paulo II, acontece de três em três anos e reúne jovens do mundo inteiro. A última edição da Jornada (2013) aconteceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A comitiva da Diocese de Cajazeiras (PB) saiu na manhã desta terça (19) para a cidade de Fortaleza (CE) onde pegam voo rumo a JMJ 2016.

O jovem peregrino Jorge Luiz conta que foram mais de dois anos trabalhando para custear a viagem, entre os trabalhos estão rifas, eventos e a colaboração de doações. É um momento muito esperado, visto que o evento tem o objetivo de mudar a vida de quem participa. “Nós estamos muito ansiosos, é um momento de celebrar, estamos preparados para representar a nossa diocese de Cajazeiras e levar um pouco da nossa cultura, da nossa história, nossa missão é evangelizar em todo e qualquer lugar”, comentou. O que é a Jornada Mundial da Juventude? A JMJ é um evento criado por São João Paulo II, em 1986, que reúne jovens católicos de todo o mundo. Tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo e mostrar o rosto jovem da Igreja. A maior reunião de jovens católicos do mundo tem atravessado gerações e fronteiras, e reunindo pessoas dos quatro cantos do planeta. Como surgiu? Dois eventos importantes marcaram a história inicial da JMJ: o Jubileu dos jovens em Roma para o Ano Santo da Redenção, em 1984, quando João Paulo II entregou a cruz aos jovens em 22 de abril. Em 1985, aconteceu o Encontro Mundial dos Jovens, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU. O Papa João Paulo II dedicou então uma Carta Apostólica aos Jovens, convidando-os para mais um encontro em Roma: a primeira Jornada Mundial da Juventude, em 1986. Em 1987, o saudoso Pontífice polonês convocou os jovens a um encontro em Buenos Aires, tornando a JMJ um encontro de peregrinação internacional. Nesta edição, João Paulo II reafirmou o que vinha dizendo aos jovens desde o início de seu pontificado: “Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança”.