Campanha “Jogue a favor da vida” alertará sobre turismo sexual no Rio 2016

Iniciativa tem apoio da Rede internacional das Consagradas Contra o Tráfico Humano

Durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, nos meses de agosto e setembro, entidades promoverão a Campanha “Jogue a Favor da Vida”. A proposta é alertar turistas e espectadores, a partir do modelo de trabalho desenvolvido em 2014, na Copa do Mundo no Brasil, sobre a prática criminosa do turismo sexual. A iniciativa conta com apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Rede internacional das Consagradas Contra o Tráfico Talitha Kum.

De acordo com a organização, os Jogos Olímpicos são oportunidades de lazer, cultura e emprego temporário, mas, também, ocasião para intensificar o turismo sexual, com ação de quadrilhas que se organizam para aliciar, explorar e traficar pessoas.

A coletiva de imprensa de apresentação do projeto, em Roma, no dia 21, contou com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz. Na ocasião, dom João comentou o lema da campanha "Exploração sexual não é turismo, é crime".

"Infelizmente o Brasil possui essa marca do turismo sexual. As vítimas desse crime são os meninos e meninas pobres. Isso é um desrespeito com a cultura do País. É preciso distinguir, pois a exploração sexual é crime. Durante os Jogos Olímpicos uma iniciativa como essa é muito importante. Eu fico feliz com a iniciativa dos nossos religiosos engajados neste projeto, que é uma expressão muito forte da Igreja”, pontua dom Braz de Aviz.

A Campanha pretende mobilizar o maior número de participantes nas mídias sociais, levando o debate para dentro das escolas e com os turistas que virão para o Brasil.

Ainda, de acordo com os organizadores, a Campanha busca prevenir os riscos do turismo sexual, alertando os turistas que irão ao Rio de Janeiro, principalmente, para que não paguem por prestações sexuais de pessoas que podem estar envolvidas no tráfico humano.

CNBB com informações da Rádio Vaticano.