Papa Francisco reúne-se com Conselho dos Nove Cardeais (C9)

As atividades da Secretaria para a Economia e da Secretaria para a Comunicação, assim como os trabalhos da Comissão para a Tutela de Menores, estão entre os assuntos da reunião do Conselho dos Nove Cardeais (C9). O encontro iniciou ontem, 6, e encerrá nesta quarta-feira, 8 maio, no Vaticano. O grupo criado pelo pontífice tem por objetivo auxiliá-lo na reforma da Cúria Romana.

Dentro das reformas recentes, ocorreu a reunificação dos Pontifícios Conselhos para os Leigos, para a Família e Vida, formando um único Dicastério, articulado em três seções presididas, cada uma, por um subsecretário. O Estatuto deste novo organismo foi aprovado em fase experimental pelo papa Francisco, no dia 4 de junho.

O trabalho do novo departamento buscará promover e organizar congressos internacionais e outras iniciativas voltadas ao apostolado dos leigos, da instituição matrimonial, da família e da vida no âmbito eclesial.

Em comunicado, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, informou que além dos assuntos em pauta, o encontro do C9, também, é momento para ouvir os cardeais e coletar informações para nomeação de novos bispos.

Sobre a Comissão para a Tutela de Menores, o papa Francisco publicou o Motu Proprio “Como uma mãe amorosa”, em que reforça o compromisso da Igreja na proteção e cuidados dos menores. No texto o papa afirmou que irá afastar bispos que atuam de forma negligente nos casos de abusos sexuais. As normas entrarão em vigor a partir de 5 de setembro.

CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano.