Cajazeirense lança livro sobre relação entre Padre Cícero e Diocese da cidade de Cajazeiras. Veja vídeo!

Da Redação, com Diário do Sertão e coisasdecajazeiras O escritor cajazeirense Francisco Sales Cartaxo (Frassales) lançou nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural Zé do Norte, em Cajazeiras, um livro que já está sendo considerado um dos principais registros históricos envolvendo a Igreja Católica em Cajazeiras. “Guerra ao Fanatismo: a Diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero” (Livro Rápido, Recife-PE) narra e analisa a criação, em 1914, da Diocese de Cajazeiras a partir do contexto nacional marcado pela reestruturação da Igreja Católica Apostólica Romana depois da separação com o Estado decretada pelo regime republicano.

No livro, o autor relembra um dos períodos mais tensos da relação entre Igreja e política, quando existia forte oposição da hierarquia católica às ações desenvolvidas pelo padre Cícero desde a ocorrência e divulgação do pretenso milagre da transformação da hóstia em sangue na boca da beata Maria de Araújo. Segundo Frassales, a postura da Igreja teve efeito decisivo na localização do bispado em Cajazeiras, por isso ele decidiu remexer em uma história de mais de um século, com objetivo de reunir dados e pontos de vista que confirmam o que o sociólogo Sergio Miceli classificou como um cerco ao fanatismo irradiado de Juazeiro do Norte, no Ceará. “É a história de Cajazeiras voltada para um dos aspectos mais importantes do nosso passado, que é a ligação da cidade, nas suas origens, com a Igreja Católica”, explica Frassales. Ele conta que a criação da Diocese de Cajazeiras “não foi um fato isolado, foi em conjunto com outras decisões. E eu preciso lembrar que a Igreja Católica, naquela época, tinha fortes contradições com o movimento gerado a partir do Juazeiro, que a própria Igreja caracterizava como fanatismo.” O engenheiro químico Renato Casemiro, que é pesquisador da vida de Pe. Cícero, ressalta que “Guerra ao Fanatismo: a Diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero” é importante justamente porque acrescenta dados às pesquisas já feitas sobre a relação Igreja x Pe. Cícero. “Um livro como esse para nós é de extrema valia porque traz elementos novos sobre fatos importantes que estiveram na periferia ou até mesmo no miolo da questão que envolveu toda a antipatia da Igreja em aceitar a realidade não só da liderança, como também o fato acontecido da transformação de hóstia em sangue.” Eis um resumo do conteúdo do livro. Quais os efeitos da separação da Igreja do Estado imposta pela República? Por que o fanatismo religioso em torno do padre Cícero atemorizou a Igreja? Por que o Vaticano o puniu? A instalação do bispado em Cajazeiras se deve ao prestígio dos donos do poder local? A imagem do padre Inácio Rolim influenciou a escolha da sede da diocese? A Igreja se aliava aos coronéis? Como eram vistos os cangaceiros? Essas questões, isoladas na aparência, se encaixam sob o olhar crítico de Cartaxo Rolim, que encontrou respaldo acadêmico e percorreu, seletivamente, a história do Brasil, do ocaso do Império ao começo do século XX, para fundamentar ousadas afirmativas. Fatores históricos nacionais e regionais, relacionados com a estratégia de atuação da Igreja, são esmiuçados no ensaio, no qual aflora a contradição entre a concepção da hierarquia católica e a crença popular na santidade do padre Cícero. Tal descompasso é tratado aqui com isenção. A expansão territorial da Igreja no Nordeste, após a extinção do padroado, sofre a influência da decisão da cúpula do clero de estabelecer um cerco ao fanatismo religioso. Fanatismo derivado dos “fatos extraordinários do Joaseiro” e da transformação do padre Cícero em mito. Na ótica oficial, as romarias a Juazeiro representavam um perigo, numa época em que a sombra de Antônio Conselheiro ainda se projetava com vigor. Tudo isso, associado a alianças de coronéis e cangaceiros, assustava à Igreja no Brasil. O livro esquadrinha fatos históricos, confronta opiniões contemporâneas dos acontecimentos. Daí as constantes referências à situação política e religiosa da Paraíba e do Ceará, no começo do século XX. Para isso, o autor recorreu à extensa bibliografia, cartas pastorais e outros documentos. E consultou centenas de exemplares do jornal A Imprensa, órgão oficial da diocese da Paraíba, fonte indispensável para captar o ponto de vista da Igreja acerca do fanatismo religioso e do papel exercido pelo padre Cícero. Fruto de mais de dois anos de estudos, este livro procura desfazer, também, alguns equívocos repetidos pela tradição oral e incorporados pela historiografia paraibana. Emblemática é, por exemplo, a falsa disputa que teria havido entre cidades sertanejas para sediar o bispado, criado em 1914 no sertão da Paraíba.