Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
Os 10 Alimentos que Fortalecem o Sistema Imunológico

 
Imagem
Os Alimentos que fortalecem o sistema imunológico são fundamentais na prevenção e no desenvolvimento de algumas doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. O sistema imunológico é um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções. Esse mecanismo de defesa é composto por inúmeros órgãos, como complementa o especialista.

São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea – onde são produzidos os leucócitos – glóbulos brancos, fígado, baço e outros onde existem representantes locais do sistema imune, como o cérebro. Em cada órgão existem células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.

A palavra imunidade (do inglês immunity) é originada do termo em latim que significa “isento” ou “livre”, neste sentido refere-se aos mecanismos utilizados pelo organismo como proteção contra agentes do ambiente estranho ao corpo. mas afinal o que é Sistema Imunológico?

O que é: É o sistema responsável pelo reconhecimento e pela resposta contra antígenos potencialmente patogênicos. Mantem a homeostasia (equilíbrio), juntamente com os sistemas Nervoso e Endócrino.
Como atua: Reage a partículas por meio das reações imunes, as quais seriam, portanto, definidas como reações a substâncias estranhas e a pequenas substâncias químicas.
É essa resposta imune que determina a aquisição ou não de uma determinada doença, e a duração da mesma. O sistema imunológico pode ser dividido basicamente em três linhas de defesa que se complementam, com o intuito de conferir proteção ao nosso organismo. Abaixo podemos observar as características de cada uma delas.

Primeira linha de defesa: A primeira linha de defesa é responsável por bloquear mais de 85% dos patógenos, sua ação é primordial para que os patógenos não atinjam a corrente sanguínea. Nesta linha estão inclusas moléculas de secreção, componentes celulares e barreiras anatômicas, como por exemplo a pele, mucosas, unhas e secreções (Lágrima, Saliva e Suco Gástrico), peristaltismo, oscilação dos cílios bronco-pulmonares, etc.

Como Funciona o Sistema Imunológico?: Explicando de uma forma simplificada, esse mecanismo de defesa funciona como uma verdadeira barreira, cujos elementos participantes (Células, órgãos, entre outros) entram em ação com a função de proteger o corpo por meio do combate e expulsão dos mecanismos invasores que querem danificar algum tecido ou função do corpo.

O sistema é extraordinariamente complexo e funciona com barreiras contra a penetração de organismos estranhos, como pele e mucosas. Há a presença de células capazes de engolir e digerir elementos estranhos e fatores derivados de outras células que circulam pelo sangue, como os anticorpos, que são proteínas que reconhecem e se ligam a micro-organismos. Depois, um outro sistema, denominado complemento, destrói esses micro-organismos

Qual é o Papel do Anticorpos?: Como o próprio nome já sugere, essas proteínas são produzidas pelo organismo com a função de combater os “corpos estranhos” que tentam se instalar, impedindo a sua multiplicação e ação no organismo. Anticorpos são proteínas produzidas em linfócitos e plasmócitos, células da medula óssea e do sangue, capazes de reconhecer e se ligar a micro-organismos que nos invadem. A função é exatamente se ligar a estes, sozinhos ou com auxílio de complemento e células, e matar esses micro-organismos.

1. CHÁ VERDE: O Chá Verde é um dos principais chá que Fortalecem o Sistema Imunológico. Pois, ele é rico em flavanoides que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra infecções causadas por vírus e bactérias, Além disso, Ele apresenta uma substância chamada epigalocatequina galato, ou EGCG, e esta substância pode combater as bactérias e evitar os vírus de se multiplicarem. De acordo com pesquisas recentes, a ECGC pode ser capaz de controlar o desenvolvimento de câncer.

2. LARANJA: A Laranja além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ela também é fonte de Vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico e para o emagrecimento. A Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores. Os benefícios da laranja não param por aí. Ela ainda é rica em fibras e Potássio: a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

3. LIMÃO: O Limão é um dos principais Alimentos que fortalecem o sistema imunológico. Pois, ele é uma fonte de Vitamina C assim como a laranja, o limão, além de ser um escudo contra doenças, também contém geraniol, substância que é capaz de inibir a multiplicação de células cancerosas. A fruta ainda possui limoneno, uma substância encontrada em sua casca que promove grandes benefícios à saúde. Ele penetra com facilidade em todos os tecidos e células do nosso organismo e é um poderoso solvente das toxinas e gorduras, com isso, dissolve cálculos renais e ajuda a desentupir veias.

4. GENGIBRE: O Gengibre tem um papel essencial na defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e garantindo uma verdadeira ação bactericida. O alimento também conta com altas taxas de Vitamina C. A recomendação é consumir o gengibre em sucos ou chás diariamente.

5. AMÊNDOAS: As Amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, e ajudam a combater o colesterol ruim (LDL). Também são ricas em Potássio e pobres em sódio, contribuindo para a manutenção da pressão arterial. Selênio, Manganês, Vitamina E e outros antioxidantes presentes na amêndoa fornecem proteção contra os danos pelo excesso de radicais livres. E tem mais: essas delícias são ricas em fibras que ajudam no processo digestivo e saciedade, ajudando-a no processo de emagrecimento.

6. MEL: Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação dos germes, funcionando como um escudo do organismo. O Mel ainda inibe a bactéria causadora da tosse. Como se não bastasse, o doce possui ação antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e por outras doenças como o câncer. Além disso, o alimento auxilia no funcionamento intestinal e na melhora de problemas respiratórios em geral. Além disso, O mel tem polifenóis, substâncias antioxidantes que vão proteger o corpo contra as doenças do coração e de alguns tipos de câncer. Sendo assim, ele ajuda a deixar a imunidade um pouco melhor.

7. MAMÃO: Famoso por ajudar a regular o intestino, o Mamão tem muitos outros benefícios. A fruta possui licopeno substância responsável por sua cor avermelhada e pelo seu poder antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata. Também é fonte de betacaroteno, importante para a saúde dos olhos. Além disso, O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para Prisão de ventre por conter papaína, enzima que facilita a digestão. Ele ainda ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas.

8. ACEROLA: Por conter boa quantidade de Vitamina C, a Acerola estimula, e muito, a produção de anticorpos, protegendo o corpo contra bactérias que podem causar diversas doenças. A fruta ainda pode ser considerada um escudo contra o câncer. Além disso, A acerola possui carotenoides e flavinoides. Estes compostos associados à Vitamina C dão à fruta um excelente potencial bloqueador dos radicais livres, o que pode explicar sua fama de planta que previne o câncer.

9. ALHO: O Alho é capaz de acabar com micro-organismos nocivos e espantar males como resfriado, tosse e até mesmo bronquite. Ele também dá um chega pra lá nas inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protetor contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. Além disso, A substância ainda é a responsável pelo odor presente no alimento. Se não bastassem os benefícios citados acima, o alho, além de ser diurético (por atuar nos rins e aumentar a quantidade de urina), também é um grande aliado na luta contra o câncer. O ideal é consumi-lo fresco.

10. COUVE: Tradicional acompanhante da feijoada, a couve merece mais espaço no cardápio. Isso porque possui vitaminas como A e C, ao lado de substâncias que estimulam a produção de enzimas que ajudam o corpo a se proteger de tumores. Além disso, suas folhas têm propriedades anti-inflamatórias que amenizam a irritação das mucosas do estômago, aliviando os sintomas da gastrite, por exemplo. Além disso, A Couve protege contra câncer de pulmão e contra a gripe. Ela é rica em Vitamina A e Vitamina C e também ajudam a melhorar a cicatrização, sendo fator de proteção da pele.

Além de incluir os alimentos sugeridos, outra boa sugestão de como fortalecer o sistema imunológico é manter uma alimentação variada, montando pratos bem coloridos. Quanto mais cores, maior é a diversidade de vitaminas e minerais da refeição. Além disso, O ideal é manter essas dicas em prática constantemente e não só no inverno ou quando o corpo der os primeiros sinais de que algo não vai bem. Não se esqueça de que a defesa é sempre o melhor ataque.
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.