Representantes do Clero Diocesano participam de encontro em Aparecida (SP)

Os padres da Diocese de Cajazeiras (PB), Paulo Diniz Ferreira (Paróquia Sant’Ana-Sousa-PB) e Nicodemos Perreira da Silva (Paróquia São José-São José de Piranhas-PB) estão em Aparecida (SP) representando o clero diocesano, no 16º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento, que acontece até o próximo dia 25 de abril, no Santuário Nacional, tem como tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”. Realizado a cada dois anos, o encontro de 2016 traz como tema: Presbíteros no Brasil: alegria no anúncio do Evangelho e o lema Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21,5). Os estudos serão direcionados pelo frei capuchinho Luiz Carlos Susin que apresentará, atendendo ao apelo do Papa Francisco, a alegria de anunciar ao Evangelho.
Outro trabalho organizado durante o encontro é a estruturação pastoral no âmbito presbiteral. Por meio de um subsídio, o CNP quer estruturar as dioceses do país para que desenvolvam um trabalho de melhor organização junto ao clero.
A troca de experiências é um dos pontos altos do encontro. São tantas realidades distintas de dificuldades, como a de padres da região amazônica que viajam por dias em barcos ou a de sacerdotes do Nordeste que sofrem com a falta de água, que se somam e dão vigor aos demais padres para continuarem firmes no exercício do ministério.
Segundo o secretário da comissão, padre Nilton Riami, a grande maioria dos sacerdotes que participam são de origem diocesana. Eles são responsáveis por já desenvolverem trabalhos pastorais em âmbito estadual ou regional. Mas, o secretário acrescenta que também há uma participação de religiosos que, apesar de pequena, mostra que eles atuam da mesma forma para a construção da Igreja. Durante o evento uma nova diretoria será instalada. Padre Nilton afirma que para a diretoria que encerra este mandato o sentimento é de dever cumprido. “Quando fomos escolhidos não tínhamos noção de como seria. Fizemos muitos intercâmbios e visitamos os regionais muito distantes. Fazíamos questão de organizar as reuniões em lugares diferentes, fazíamos o esforço de conhecer a realidade dos mais diversos locais”, conta. Essa é a terceira vez que a Aparecida acolhe o evento. Para o secretário da CNP a realização do encontro no Santuário é a oportunidade para que muitos dos sacerdotes conheçam a grandiosidade da fé em Aparecida. “O que mais um filho pode agradecer à Mãe além de estar aqui em Aparecida? Estar aqui é uma benção. Aparecida é centro da nossa religiosidade. Para muitos padres é a primeira oportunidade que eles têm de conhecer Aparecida”, expressa.