Paróquia Sant’Ana celebra Cinquentenário

Da Redação, com Nayara Marques

No último dia 11, foi celebrada a Santa Missa em Memória aos 50 da criação da Paróquia Sant’Ana. Mais uma vez os fiéis e toda a comunidade paroquiana lotaram a igreja.

Em 11 de abril de 1966, era criada a Paróquia Sant’Ana, por meio de decreto pelo então Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim de Moura. Em 20 de abril de 1966, Padre José Mangueira era nomeado vigário, tomando posse em 24 de abril do mesmo ano. Quando de sua criação, a igreja matriz ainda era apenas uma capela em acabamento, sem piso, sem portas e janelas, nem instalação elétrica. Não tinha sacristia nem casa paroquial. Passou por muitas transformações no decorrer dos anos.
thumbnail_12983829_1584242395237521_3548288230947726218_oNo ano de 1998, passou por uma grande reforma, foi construído um novo presbitério; com ambão, credência e altar em granito. Foi feita, ainda, a Capela do Santíssimo Sacramento e houve a mudança da frente da igreja para o sul, na qual foi erguida uma singela torre.
Em 09 maio de 2015, a Paróquia Sant’Ana recebeu um novo vigário administrador, o Padre Paulo Diniz, que em pouco tempo já deixou sua marca em Sousa.
Ao longo dos anos, foram surgindo vários movimentos pastorais e grupos de oração, de tal maneira que, atualmente, a paróquia já conta com mais de trinta grupos ativos e atuantes nos em todos os setores.
O calendário litúrgico celebra a festa de São Joaquim e Santa Ana no dia 26 de julho, e a festa da Padroeira Sant’Ana já tornou-se tradição para a sociedade sousense, com a celebração do novenário a noite. Na madrugada, durante os nove dias, acontece caminhada penitencial para um determinado setor urbano da Paróquia. Os três dias da Festa Sociocultural também se tornaram um destaque especial.
Importante ressaltar que o Jubileu Paroquial será comemorado durante a Festa de Sant’Ana, de 16 a 24 de julho deste ano.