Missa marca Cinquenta anos de Fundação da Paróquia São Pedro

A Paróquia São Pedro (Pombal-PB) celebrou nessa segunda, 11, seu primeiro cinquentenário. A Paróquia foi criada em 11 de abril de 1966 por Decreto de Ereção do Bispo Dom Zacarias Rolim de Moura, seu primeiro Pároco foi Pe. Francisco Xavier de Mena Aguilar. As comemorações do cinquentenário estão acontecendo dentro da Semana Missionária da Misericórdia. O ponto alto de toda a programação foi a Santa Missa Solene que contou com a presença do Pároco Pe. Erivanio de Sousa, Pe. Antônio Luiz do Nascimento (7º vigário-1969-1971), Padre Claudio Barros, Pe. Gláucio Galdino, Pe. José Cavalcante, Pe. Gilsimar, Pe. Antônio Neto, Pe. Rodolfo de Caldas, Pe. José Gomes, Pe. José de Sousa, Pe. Osmar Gerônimo (11º vigário-1993 a 2002), Pe. Franco (14º vigário- 2012 a 2015), Pe. Ernaldo José e o Frei Adalgiso, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, membros de Pastorais e todo o povo fiel. DSCN6881A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Erivanio de Sousa e a Homilia proferida pelo Pe. Antônio Luiz que falou da importância de celebrar tão grande momento: “celebrar cinquentas anos de Paróquia é uma dadiva de Deus, é sinal de um povo que cresceu na fé, na esperança e na caridade. A Paróquia São Pedro sempre foi bem vista pelo seu ardor missionário”. A reportagem conversou com o Padre Erivânio de Sousa (Pároco) que expressou a alegria de celebrar o Jubileu de Ouro: “alegra-se o nosso coração em celebrar os 50 anos da Paróquia São Pedro. Entre as lutas e labores têm servido a Deus e semeado a boa semente do Evangelho nos corações, contribuindo assim com a missão profética da Igreja. desse modo convidados a todos de perto e de longe para participar desse momento especial para nossa comunidade paroquial”.

História da Paróquia A nossa história de fé inicia-se com as orações do povo de Deus numa pequena garagem (na casa de Antônio Freire) onde se reuniam para as orações e as missas aos domingos. Então ganhamos um terreno que foi doado pelo Sr. Herculano José de Sousa (Nêgo de Sousa). Em 1948 aconteceu a benção do terreno realizada por Pe. Vicente Freitas. Daí houve o interesse da comunidade para fazer festas e pedir material para a construção da capela. Para tal construção tinha a frente algumas pessoas que organizavam como: Antônia de Nêgo de Sousa, Nêga de Manoel Ribeiro filha de dona Antônia, Chica Bernardo, Paulina Maria da Glória, Tereza de Louro Preá, Expedita Bruno, Josefa Bruno, e própria Dona Maria Francisca. Para a construção havia também o trabalho braçal de homens e mulheres que carregavam com as próprias mãos as pedras para o alicerce. Além disto, havia também a arrecadação das festas que muito ajudaram para a compra do material de construção. Fizeram então a capela bem pequena, sem torre, apenas para a celebração da Santa Missa. Já bem antes da construção da capela existiam as pequenas procissões da imagem de São Pedro que percorria algumas casas deste bairro que foi se formando aos poucos. A devoção a São Pedro se deve talvez ao Sr. Herculano José que pediu para fazer a procissão da imagem de São Pedro até para arrecadar algum dinheiro para a Igreja. Bem no início da capela havia a Cruzada Eucarística que arrebanhava muita gente para participar das coisas da Igreja. Aqui o que mais marcou a nossa vida de fé foi as procissões e orações do terço. DSCN6926A Paróquia de São Pedro teve início no governo paroquial de Mons. Vicente Freitas, em reunião com o Conselho Diocesano em Janeiro de 1966-onde ficou acordado a criação de referencia Paróquia, desmembrado desta forma, da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em 11 de abril de 1966. Dom Zacarias Rolim de Moura, Bispo da Diocese de Cajazeiras na época, atendendo os apelos dos vigários e do povo resolve erigir em matriz Paroquial a Capela de São Pedro. Após a sua fundação vários padres administraram esta Paróquia, com as características peculiares, trabalhando em prol do seu crescimento em número de fiéis e da fé. Época em que o Concilio Vaticano II inaugura uma série de transformações na sua forma eclesiológica. Diante dessa conjuntura, a Igreja católica passou a ser “a voz dos que não tem voz”. Um registro importante: na posse no primeiro vigário, o Pe. Xavier estiveram presentes os Padres: Oriel, Gualberto, Vicente Freitas. Lamberto, Gerônimo e José Gonzalez Bispo Emérito da Diocese de Cajazeiras PB. Padres que exerceram seus ministérios em nossa Paróquia São Pedro
Vicente Freitas de Sousa – 1944
Cônego Francisco Ferreira de Andrade
Oriel Antônio Fernandes 1966.
Francisco Xavier de Mena Aguilar-1966-1967 (1º Vigário)
Zélio Marques Neves 1967-1968
Waldomiro Paulo da Silva-1967-1969
Antonio Luiz do Nascimento -1969-1971