Semana Santa é período mais importante do calendário católico

Semana Santa é oportunidade para refletir sobre mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus

Da redação, com Agência Ecclesia

A Igreja Católica iniciou neste Domingo de Ramos, 20, a celebração da Semana Santa, período especial na liturgia no qual os cristãos têm a oportunidade de refletir sobre o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Na Celebração de Ramos deste ano, o Papa Francisco convidou os fiéis a rezar à Virgem Maria “para que nos ajude a viver com intensidade espiritual a Semana Santa”.

A celebração dos últimos dias da vida de Cristo começou pela evocação da sua entrada messiânica em Jerusalém e a bênção dos ramos.

Momentos centrais

Os momentos centrais da Semana Santa começam na quinta-feira, dia em que se celebram a Missa do Crisma e a Missa da Ceia do Senhor.

A Missa do Crisma, que reúne em torno do bispo, o clero da Diocese, na qual são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do crisma.

Com a Missa vespertina da Ceia do Senhor tem início o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor: é comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés).

No final da Missa, o Santíssimo Sacramento é trasladado para um outro local, desnudando-se então os altares.

Na Sexta-feira Santa não se celebra a Missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor, com a adoração da cruz; o silêncio, o jejum e a oração marcam este dia.
Vigília Pascal

Na expectativa da Vigília Pascal, no Sábado Santo a Igreja se debruça no silêncio e na meditação, sobre o sepulcro do Senhor e a única celebração primitiva parece ter sido o jejum.

A Vigília Pascal é a “mãe de todas as celebrações” da Igreja, evocando a Ressurreição de Cristo.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a série de leituras sobre a História da Salvação; a renovação das promessas do Batismo, por fim, a liturgia Eucarística.