Homenagem às mulheres marca início de reunião na CNBB

Conselho Permanente da CNBB contou com a presença de bispos e colaboradores da entidade e teve início com uma homenagem às mulheres nesse 8 de março

Da Redação, com CNBB

“Que cada vez mais a Igreja possa valorizar e reconhecer as mulheres pelo que são e pelo que fazem”, disse o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha. Ele discursou na celebração de abertura da primeira reunião do Conselho Permanente da entidade neste ano, iniciada nesta terça-feira, 8.

A celebração, com homenagem às mulheres, também foi dedicada à reflexão sobre a misericórdia. “A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa”, propôs a motivação inicial.

Os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e dos dezoito regionais da CNBB estão presentes na reunião. A celebração contou com a presença dos colaboradores do secretariado-geral da entidade, além dos representantes de Pastorais e organismos vinculados à Conferência.

Após uma leitura bíblica e a recitação do cântico de Colossenses, Dom Sergio fez uma breve reflexão. O presidente da CNBB lembrou que a Igreja, fiel a Jesus Cristo, se mostra como mãe amorosa, como mãe acolhedora, como mãe que abre o coração e as portas da casa para acolher a todos.

“E nós sabemos como que as mulheres na Igreja nos ajudam a revelar essa face misericordiosa. Por isso que nós bendizemos a Deus pela Igreja, mãe misericordiosa, mas por todos aqueles, especialmente aquelas, que nos ajudam a viver como mãe misericordiosa, a revelar sempre mais o rosto misericordioso de Deus”, disse Dom Sergio.

Antes da bênção final, foram apresentadas preces pela Igreja, pelas mulheres, pela casa comum, pelos gritos das mulheres que clamam por respeito e dignidade e pela experiência da misericórdia a partir dos exercícios quaresmais.

Dom Sergio finalizou a celebração com uma fala do papa Francisco. “A Igreja reconhece a contribuição indispensável da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares que normalmente são mais características nas mulheres do que nos homens. Vejo com prazer como muitas mulheres oferecem novas contribuições para a reflexão teológica”.

Em procissão da capela até o auditório Dom Helder Câmara, seguiram colaboradores, bispos e assessores, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida à frente e entoando a música “Santa Mãe, Maria”. A celebração foi encerrada com as felicitações às mulheres, que receberam das mãos dos bispos uma rosa.

Conselho Permanente

A pauta principal desta reunião do Conselho Permanente é a preparação da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 6 a 15 de abril em Aparecida (SP). O tema central será “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.