Bispos do Nordeste visitam a transposição e realizam missa em Cajazeiras

Da Redação, com Diário do Sertão

Bispos da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte estão visitando as obras da transposição do Rio São Francisco para discutirem ações estratégicas que garantam o uso racional e plenamente compartilhado das águas do ‘Velho Chico’.

Nesta segunda-feira (29) foi a vez deles passarem por Cajazeiras para conhecerem o túnel Cuncas I, no Eixo Norte da transposição, considerado o maior túnel de transporte de água da América Latina.

Mas antes a caravana dos bispos realizou uma missa na Catedral Nossa Senhora da Piedade com a presença de autoridades públicas e políticas. Já nesta terça-feira (1) eles fizeram uma visita ao Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas).

A caravana dos bispos pretende aproximar mais a igreja do Estado e da população nordestina para participar com eles das decisões relacionadas à distribuição das águas do Rio São Francisco.

Além disso, ela está cumprindo a encíclica ecológica do Papa Francisco, já que a Campanha da Fraternidade 2016 – com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” – trata dos problemas e desafios relacionados ao meio ambiente e saneamento básico.

“A caravana quer escutar o governo, mas também escutar o povo. Algumas pessoas já perderam a esperança, porque há lugares que já faz 50 anos que a água vai chegar e não chega. Por outro lado o povo sente que as coisas são muito lentas, e é nosso papel acender no coração do povo a esperança. Mas não é uma esperança pacífica, de ficar de braços cruzados esperando que tudo caia do céu ou que alguém faça acontecer. O povo, a igreja, a sociedade organizada tem que cobrar essa obra”, declarou o bispo de Pesqueira-PE Dom José Luis.

“Nada melhor do que irmos ao encontro do São Francisco pela sua significância tão elevada no que diz respeito a recursos hídricos para o Nordeste. Esse projeto vem se desenvolvendo e chegou a hora de vermos se não pudermos contar com a água do São Francisco, como é que vamos resolver situações emergenciais. E aí a caravana desperta as pessoas e também as instituições para que tomem cada vez mais conhecimento do projeto, e nós como igreja estejamos ao lado do povo para fazer com que a população atingida se aproprie do projeto e zele pela sua finalidade”, afirmou o arcebispo de Natal-RN Dom Jaime Vieira.