Paróquia São Francisco de Assis
 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

LITURGIA DIÁRIA

 

ACERVO

 

WEB TV

Web TV
 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
O que você precisa saber sobre a diabetes

 
Imagem
O que é diabetes e o que eu preciso saber? Este pode ser um de seus questionamentos

Percebemos, cada vez mais, como é importante darmos atenção à nossa saúde, conhecendo algumas doenças que, com frequência, têm “batido à nossa porta”

De acordo com dados de 2013, o diabetes já afeta aproximadamente 371 milhões de pessoas no mundo; aqui no Brasil, nós somos o quarto país do mundo em número de casos; são quase 13,4 milhões de brasileiros.

Mas o que é a diabetes?

Também conhecida como Diabetes Mellitus (DM), é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue.

Vamos entender: os alimentos sofrem digestão e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelo nosso organismo como energia. Porém, a sua utilização depende da presença de insulina.

A diabetes pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação desse hormônio, que é produzido em células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo, ela se eleva no sangue, o que chamamos de ‘hiperglicemia’. Diabetes é, portanto, a elevação da glicose no sangue.
Entendendo um pouco o que é a insulina

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Essa doença pode se manifestar em nós de algumas formas, mas, na maioria dos casos, aparece sob essas duas formas: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
Diabetes Tipo 1 (DM 1)

Neste tipo da doença, as células pancreáticas são destruídas (por um problema imunológico, por exemplo) e deixam de produzir a insulina. Dizemos que esse organismo agora se torna insulino-dependente, já que não consegue produzi-la.
Diabetes Tipo 2 (DM 2)

Já neste caso, que estão incluídos quase 90% dos casos, o organismo produz a insulina, mas a sua ação está comprometida. Dizemos, portanto, que esse organismo está resistente à insulina, já que ele a produz, mas não faz uso dela.

Existem outro tipos ainda de diabetes causadas por defeitos genéticos ou problemas no pâncreas, ou até mesmo podendo se desenvolver durante a gestação (Diabetes Gestacional).

Para saber se estamos com esta doença, precisamos fazer a dosagem da glicose no sangue por meio de exames bioquímicos e, a partir daí, se for detectado, começar o tratamento indicado para cada caso. Esse tratamento envolve o uso de medicamentos, prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares, que são de extrema importância para o controle da glicemia.

O objetivo principal do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue) e hiperglicemias (altas taxas de açúcar no sangue).

Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de, a cada dia, nos deixarmos ser cuidados também por Ele!

“Ora nós somos o templo do Deus vivo, como disse o próprio o Senhor: No meio deles habitarei e andarei: serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (2 Cor 6, 16)

Cristiane Zandim
 
 
Comentários: Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário!
Imprimir
Comentar

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

INFORMATIVO

 

NOTÍCIAS

 

WEB RÁDIO

Web Rádio
 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE

It was much more of an odd piece than a practically rolex replica sale useful one, and hence it had not received instant recognition or success. It has to be noted though that replica watches uk at the time of its creation in the middle of the 1950's intercontinental business trips were much less common than rolex replica sale they are today, which rendered this watch less desirable than its similarly expensive counterparts which were equipped with other useful complications as judged by contemporary standards. In any event the original Patek Philippe World Timer is a complicated piece unto itself. The ingenious world time disc-system was invented by Louis Cottier in 1931 was later replica watches implemented by Patek, Vacheron Constantin, Rolex, and others. As times have changed, not only did this complication rolex replica uk become one of the most popular useful functions, but the reference 2523 has also become much more appreciated among collectors, as seen by the seven figure prices these replica watches uk world timers consistently achieve at auctions.